4/12/2023 8:57 am

Professora e aluno da rede estadual de ensino irão participar de Jogos Escolares Sul-Americanos no Chile

Brenno Frank do Nascimento e a professora de Educação Física, Silma Braga (Foto: Divulgação)

Alunos e professores do Centro de Ensino Cônego Ribamar Carvalho, localizado na Cohab, em São Luís, estão cheios de expectativas quanto a mais uma competição de atletismo, desta vez, fora do país. O estudante Brenno Frank do Nascimento e a professora de Educação Física, Silma Braga, foram convocados para participar do XXVII Jogos Sul-Americanos Escolares 2023, em Santiago, no Chile, entre os dias 4 a 9 de dezembro deste ano.

Brenno irá disputar a prova de atletismo nos jogos sul-americanos por ter conquistado duas medalhas de ouro – 80m e 150m rasos – nos Jogos Escolares Brasileiros 2023 (JEBs), e hoje é o atleta mais veloz do país na categoria 12 a 14 anos. A competição aconteceu em Brasília (DF), entre os dias 27 de outubro e 9 de novembro.

Já a professora Silma Braga foi classificada para ser a técnica da Seleção Masculina Brasileira de Atletismo, por ter colecionado o maior número de medalhas como treinadora da delegação maranhense que ficou, no quadro geral, entre os 10 melhores de todo o país e no masculino, o estado ficou com os três melhores resultados.

Os Jogos Sul-americanos Escolares 2023 se caracterizam pelo entrelaçamento entre o esporte e o processo educacional, e visam promover o conhecimento dos estudantes-atletas em relação a diversos temas, dentre eles, estilo de vida saudável, respeito e inclusão. A delegação brasileira, coordenada pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), será composta por times dos gêneros masculino e feminino, em pelo menos 10 modalidades esportivas.

“Ter sido escolhida para ser a técnica da Seleção Masculina de Atletismo me deixa com uma sensação de reconhecimento muito grande. Há anos que venho treinando alunos da rede pública e ao longo da minha carreira, já colecionei várias medalhas. Hoje, sinto muito orgulho do trabalho que tenho desenvolvido no Cônego Ribamar Carvalho, e honrada em poder acompanhar, mais uma vez, o meu aluno Brenno em mais uma competição, desta vez, internacional”, declara Silma.

O vice-governador e secretário de Educação, Felipe Camarão, diz estar orgulhoso por mais essa conquista na rede pública estadual: “Temos incentivado os gestores escolares e nosso corpo de docentes para que realize atividades diversas com os alunos a fim de que sejam descobertos novos talentos, em diferentes frentes de atuação e a história do Brenno confirma o que estou dizendo. Desejamos boa sorte a ele e à professora Silma nessa missão honrosa que é representar o esporte do nosso estado”, conclui.

Brenno

Matriculado na 9º série, o estudante de 14 anos é morador do bairro João de Deus e vive com os pais, que o apoiam e incentivam na carreira de atleta. Com boas notas e bom comportamento, Brenno foi notado durante uma das aulas de educação física da professora Silma Braga.

Ela conta que assim que percebeu o potencial físico e psicológico do aluno, atrelado à grande aptidão de velocidade, começou a incentivá-lo cada vez mais a tornar-se um atleta de destaque. E foi assim que participaram de campeonatos municipais, estaduais, até a classificação para os Jogos Escolares de Brasília (JEBs 2023).

Com o grande destaque, traduzido em duas medalhas de ouro, a escola da rede pública estadual Conêgo Ribamar Carvalho recebeu a convocação de Brenno para a disputa dos jogos escolares no Chile.

Roseane Frank Gonçalves, 37 anos, mãe de Brenno, exprime todo o contentamento da família pela conquista do filho adolescente, resultado que atribui às custas de muito esforço, muito treino e muito amor entre a família e também incentivo e apoio por parte dos treinadores e professores da escola onde ele estuda.

“Meu filho é motivo de muito orgulho para toda a nossa família e também para a comunidade escolar dele. Sou grata a Deus e aos treinadores por todo o empenho em torná-lo mais apto para todas as competições que ele tem participado. Tenho absoluta certeza que ele vai brilhar muito nas pistas dos jogos sul-americanos e que nos trará medalhas e muitos motivos para comemorarmos”, declara, emocionada.

Brenno, que tem treinado todos os dias de forma muito disciplinada, fala pouco, mas também expressa todo o orgulho que sente com a recente conquista e não esconde toda a expectativa com a possibilidade de poder trazer novas medalhas para o seu estado de origem.

“Ser estudante de escola pública e poder representar meu estado e a minha escola fora do país é uma grande honra para mim. Deus tem me ajudado, minha família tem me apoiado, meus treinadores têm sido incansáveis no meu preparo e o Estado do Maranhão tem me dado o suporte necessário para que possamos ser vitoriosos também, na competição do Chile”, diz.

A delegação maranhense viaja para São Paulo neste domingo (3) para a concentração com os demais competidores brasileiros e no dia 4 viaja para o Chile, com retorno previsto para o dia 9 de dezembro.

Brenno Frank em treino preparatório para os Jogos Sul-Americanos Escolares 2023, em Santiago, no Chile (Foto: Divulgação)

 

Fonte: Seduc
Texto: Kelly Morais
Fotos: Divulgação
02/12/2023

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

Ouvidoria
0800 280 0166
(98) 3194-7721
(98) 3194-7722

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI