“Às vezes eu ia para o mato tirar madeira ‘pra’ fazer as casinhas de taipa, ‘pra’ eles terem onde estudar”. O depoimento da professora Maria de Fátima retrata o passado da educação no povoado de Centro dos Colados, no município de Lago da Pedra. Hoje, graças ao Programa Escola Digna, do Governo do Maranhão, seus alunos têm um prédio moderno e bem equipado, adequado para a aprendizagem.
A U.I. Adalgisa de Oliveira Silva foi uma das três escolas dignas inauguradas pelo governador Flávio Dino nesta segunda-feira (25) em povoados distantes dos municípios de Lago da Pedra e Vitorino Freire, no interior do Maranhão, ajudando a transformar a realidade de pessoas como Maria de Fátima.
A professora, além construir casas de taipa e barro que serviam de escolas improvisadas, conta que também providenciava tábuas para os alunos terem onde colocar os cadernos e se sentar, pois não haviam carteiras.
Há pouco tempo, Maria cedeu um cômodo da própria casa para que 52 estudantes pudessem receber aulas. O local funcionava como sala multiseriada, onde pela manhã os professores se dividiam para ensinar as crianças da creche ao 3º ano do ensino fundamental e, à tarde, das 4ª e 5ª séries.
Passadas tantas dificuldades, a professora conta sobre a emoção de receber a nova infraestrutura da U.I. Adalgisa de Oliveira: “A gente sonhava há muito tempo com uma escola digna. A gente ‘tá’ muito feliz, as crianças estão muito felizes e agradecidas por estarem vendo um lugar onde vamos estudar, ensinar com mais dignidade. Isso é muito maravilhoso, gratificante”.
“Já lutamos muito para termos um espaço adequado para nossas crianças. Hoje só temos a agradecer ao governador Flávio Dino de todo coração e pedir a Deus que continue abençoando para que ele sempre tenha esse olhar de misericórdia, principalmente com a população mais carente. Num interior como esse aqui, se fosse no olhar de outro não faria, pois esperamos durante esses 28 anos”, destacou a professora, que há 28 anos leciona no povoado, onde é moradora há 45 anos.
A pequena Gisele Nascimento, de 8 anos, conta sua impressão sobre a nova escola: “Será ‘mais boa’. Tem cadeira, tem banheiro e é mais legal pra nós estudar. Vai ser ‘mais bom’ porque a gente vai ter mais espaço pra brincar na cerâmica sem se sujar, como a gente ficava lá na outra. A sala de aula e o banheiro foi o que achei mais bonito, porque o outro banheiro era quase caindo, com o pau quase quebrado”.
Vitorino Freire
No povoado Centro Novo, em Vitorino Freire, a nova realidade chegou para as crianças da U.E. Prof. Mizalves Alves, que dia após dia acompanhavam a escola sendo construída para eles. Nos últimos seis meses, as crianças estudavam na varanda da casa do senhor Francisco da Conceição, após a antiga casinha onde aconteciam as aulas ser pedida de volta pela proprietária.
“Estava aquele sufoco, porque o colégio funcionava naquela casinha, mas a dona não queria mais para as crianças ‘estudar’ lá. Eu sinto orgulho deles poder ‘estudar’ num colégio ‘desse’, que eles nunca nem tinham visto. Eu tô feliz demais”, relatou Francisco.
“A partir de amanhã, todo dia eu vou ter gosto de abrir o portão, colocar eles para dentro e ficar vigiando. Essa escola representa o sonho dos alunos, a comunidade está toda feliz porque a escola era uma casinha de barro. Aí, agora, ‘pra’ mudar para um ‘colejão’ desses dá gosto, né?”, disse Francisco.
A Escola Digna emociona também os pais dos estudantes. “Nós pais não temos nada bom para dar para nossos filhos. O que temos para dar para nossos filhos é o estudo. Eu sou analfabeta, aprendi só a fazer meu nome. Queria ter tido a oportunidade que meus filhos hoje têm. Estou mandando meus filhos [para a escola nova], porque é uma herança que estou dando”, declarou Dona Maria José, mãe de dois alunos da escola Mizalves Alves.
A nova escola empolgou não somente os estudantes matriculados na U.E. Prof. Mizalves Alves, mas crianças que estudam em outros povoados, como é o caso do pequeno Kaúri de Sousa Freire, 8 anos: “Achei bom porque ela é nova, boa, é fria. Gostei muito da sala porque é muito bonita, com o quadro, os ventiladores, as paredes, as cadeiras, as mesas. Quero estudar muito nela”.
Confira mais imagens da entrega das escolas dignas em Lago da Pedra e Vitorino Freire
Fonte: Seduc
Texto: Luana Müriella
Fotos/ Lauro Vasconcelos
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI