25/05/2018 2:11 pm

Professoras da rede estadual participarão do Missão Pedagógica no Parlamento 2018

PHOTO-2018-05-25-11-57-32

Professora Leidiane Maria Magalhaes Nascimento

Duas professoras da rede estadual de ensino irão representar o Maranhão no ‘Missão Pedagógica no Parlamento’, programa da Câmara dos Deputados destinado a professores de Ensino Médio e Fundamental de escolas públicas de todo Brasil. O programa tem por objetivo capacitar professores em educação para a democracia, de modo a contribuir para a valorização da escola como espaço para a vivência de experiências e valores democráticos.

A professora Lusivânia Bezerra Ferreira da Silva, que leciona os componentes curriculares Sociologia e Filosofia, no Centro de Ensino Horácio Alves de Andrade, na cidade de São Domingos, e Leidiane Maria Magalhaes Nascimento, professora de Língua Portuguesa, Produção Textual e Artes, no Centro de Ensino Governador Luís Rocha, em Dom Pedro, foram selecionadas, por meio eletrônico, entre mais de 430 professores de todo país. Para a etapa presencial que acontece no período de 04 a 08 de junho, em Brasília, foram escolhidos 02 educadores por estado.

Professora Lusivânia Bezerra Ferreira da Silva

O Missão Pedagógica no Parlamento é dividido em dois módulos: uma formação presencial de 40 horas, que será realizada, em Brasília, de 4 a 8 de junho de 2018, e outra na modalidade de educação a distância, de 50 horas.

O módulo presencial aborda conhecimentos relacionados à democracia e representação, processo legislativo, o papel institucional da Câmara dos Deputados e as funções do Parlamento, à participação do cidadão, conceitos de educação para democracia e letramento político, o papel da escola para a formação democrática e cidadã, conceitos e experiências de projetos pedagógicos de intervenção.

No módulo a distância, serão abordadas a construção e a aplicação de projetos pedagógicos de educação para democracia.

Os educadores que concluírem o programa com êxito receberão certificado emitido pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados (Cefor) com carga horária de 120 horas. Os educadores que forem aprovados no curso “Educação para Democracia e o Parlamento”, mas não foram selecionados para participar do Missão Pedagógica no Parlamento, receberão certificado com carga horária de 30 horas.

Para as professoras que irão representar o Maranhão no Programa, essa é uma grande oportunidade de enriquecimento cultural.

“Me orgulha muito representar o meu estado, e principalmente, a minha cidade e o Centro de Ensino Horácio Alves de Andrade. Participar desse é encontro é ter a oportunidade de adquirir experiência com os profissionais, no aprendizado amplo sobre cidadania, política e democracia. É uma oportunidade ímpar de trocar experiências e agregar conhecimentos”, destacou a professora Lusivânia Bezerra Ferreira da Silva.

“É uma grande honra participar do programa. É uma grande oportunidade de aprofundar os meus conhecimentos no âmbito da Educação para a Democracia, e poder aplicar na escola uma prática pedagógica visando ao fortalecimento da democracia. Além disso, é uma oportunidade de compartilhar experiências de outros estados brasileiros e poder contribuir para a formação de cidadãos democráticos, tornando-os cientes da necessidade de sua participação política na sociedade”, disse a professora Leidiane Maria Magalhaes Nascimento.

Fotos/Divulgação
25/05/2018