18/03/2023 5:40 pm

Professores da Ejatec lançam livro de projetos integradores da Educação Profissional

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Secretaria Adjunta de Educação Profissional e Integral, lançou, na sexta-feira (17), um livro com projetos integradores na Ejatec/MA – programa que conecta a Educação de Jovens e Adultos (EJA) com a Educação Profissional a distância.
O lançamento foi realizado por meio de vídeoconferência e contou com a participação do secretário adjunto de Educação Profissional e Integral da Seduc, Delmar Mathias; da supervisora de Educação Profissional, Josélia Castro; e da coordenadora pedagógica da Supervisão de Educação Profissional, Rainilde Campos; além de estudantes e professores dessa modalidade de ensino.Durante a abertura, Josélia Castro falou sobre os objetivos do livro de projetos, cujo foco do trabalho é a aprendizagem do aluno. “Este livro vem no momento oportuno em que há uma expansão da educação profissional. O lançamento dele surge como uma estratégia pedagógica importante para o Maranhão, para que possamos organizar o trabalho que já vem sendo realizado dentro das escolas. É também uma forma de garantir a integração curricular por meio de uma metodologia inovadora e de sucesso”, explicou a supervisora.

Na mesma linha, o secretário adjunto de Educação Profissional e Integral, Delmar Mathias, considerou o livro um avanço transformador para o Maranhão e uma perspectiva de fortalecimento na área educacional.

“O livro que está sendo lançando apresenta uma abordagem inovadora para a EJA integrada à Educação Profissional. Os autores, que são professores com uma trajetória relacionada à Educação Profissional e que também são colaboradores da nossa Secretaria Adjunta de Educação Profissional e Integral, a Saepi, conseguiram aliar nessa publicação a teoria à prática, utilizando exemplos práticos que evidenciam como os estudantes da EJATEC no Maranhão podem desenvolver projetos que atendam às demandas do mundo de trabalho e, ao mesmo tempo, ampliem sua formação profissional e integral. Que juntos possamos fazer da Ejatec um celeiro de profissionais de sucesso”, pontuou.

O prefacio do livro foi escrito pelo vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, que destacou a importância do EJA e o fortalecimento da Educação Profissional no Maranhão.

“Ciente da contribuição que esta publicação acrescenta às discussões sobre a importância da EJA integrada à Educação Profissional e à disseminação da metodologia de Aprendizagem por Projetos, como uma alternativa interessante e inovadora para o ensino, desejo uma excelente leitura e um aprendizado inspirador aos educadores, estudantes e/ou profissionais do campo educacional. Essa obra, certamente, será uma fonte valiosa de inspiração e conhecimento para sua formação e prática pedagógica”, escreveu Camarão.

A coordenadora pedagógica da Ejatec e uma das autoras do livro, Rainilde Campos, destacou que o livro é fruto da prática de aprendizagem já construída dentro da sala de aula.

“Essa já é uma produção da experiência de dentro das escolas que já oferecem a Ejatec. Pela proposta inicial, temos como um dos elementos ‘projetos integradores’; uma das propostas do livro é integrar a formação da base geral com a base técnica do aluno e assim fortalecer ainda mais o conhecimento que as duas partes trazem para formação dos estudantes sendo também o documento orientador de práticas pedagógicas”, concluiu Rainilde Campos.

O livro Projetos Integradores tem a autoria dos professores: André Bello de Sá Rosas Costa, Josélia Silva Castro, Marcos Eduardo Miranda Santos, Vanderluce de Almeida Silva, Rainilde Gomes Campos, Josete Sousa Ferreira e Cleia Silva Costa.

Fonte: Seduc
18/03/2023