25/06/2018 5:19 pm

Professores da rede estadual de ensino participam de curso de atualização em Língua Espanhola

11233_jrd_0384_8561636221819287130

Representante da Embaixada Espanhola destaca parceria com o Maranhão

Oportunizar um espaço para o estudo da Língua Espanhola, ampliar as habilidades linguísticas dos professores, bem como fortalecer o ensino de Espanhol em escolas da rede estadual. Com estes objetivos, começou nesta segunda-feira (25) e vai até quinta-feira (28) o Curso de Atualização em Língua Espanhola. A ação formadora é resultado de parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e a Embaixada da Espanha, e acontece anualmente desde 2015.

A formação coordenada pela Secretaria Adjunta de Ensino, por meio da Assessoria Especial de Formação Inicial e Continuada, é direcionada a 45 professores que lecionam o componente curricular Língua Espanhola, nos Centros de Educação Integral, em 18 Unidades Regionais de Educação (UREs), e do Ensino Regular da URE de Bacabal.

O curso, que faz parte das políticas de formação continuada de professores da rede estadual de ensino, é ministrado por assessores técnicos da Embaixada Espanhola. E tem carga horária de 30 horas, nos turnos matutino e vespertino.

“A Seduc, por meio da SAE, tem a expectativa de atender as demandas e as necessidades dos professores que solicitavam essa formação, como forma de atualização de conhecimento. E o fato de as aulas serem ministradas por professores nativos da Espanha, melhora muito a qualidade da formação”, pontuou Conceição de Maria Figueiredo Moura, técnico da Seduc.

Professores de Língua Espanhola, da rede estadual de ensino, recebem formação

“Essa parceria com a Seduc já acontece há alguns anos, e conta sempre com a participação de um bom público. Esperamos contribuir de forma significativa para a melhorar o conhecimento dos professores, que o conteúdo ministrado possa contribuir para o trabalho deles em sala de aula”, disse o espanhol David Benitto, instrutor na formação.

Vanderlane Alves da Silva é professora de Língua Espanhola do C.E. Manuel Campos Sousa, na cidade de Bacabal. Veio em busca de inovação na forma de transmitir conhecimento aos seus alunos.

“Quando a gente ouve falar de uma formação como esta, a gente pensa logo em novidades. O que nós, professores, vamos ver em relação à didática que possa melhorar o nosso trabalho em sala de aula. Então, a gente busca atualizar conhecimento, ver que tecnologias a gente pode usar em sala de aula para otimizar tempo e melhorar o ensino da Língua Espanhola, e torna-las mais dinâmicas”, disse a professora Vanderlane.

Para Maria Deidla Moraes, professora de Língua Espanhola do CEIN Domingos Vieira Filho, em Paço do Lumiar, além de atualização com um instrutor nativo da Espanha, a formação permite, ainda, a troca de experiências com professores locais.

“Nas Escolas de Tempo Integral a carga horária de Espanhol caiu de 80 horas para 40. E a minha expectativa é exatamente esta, trocar experiências com outros professores para ver como eles estão trabalhando em suas escolas, porque quando se troca de experiência, o ângulo muda, o olhar muda. E também é muito interessante quando você tem essa atualização de conteúdo, de didática, com um professor nativo. É muito enriquecedor”, pontuou Maria Deidla Moraes.

Fonte: Seduc
Fonte: Divulgação
25/06/2018

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI