11/11/2019 10:46 am

Professores da Rede Estadual participam de formação durante o II Seminário Novembro Negro em Imperatriz

Conferência de Abertura: "Resistência Negra no Brasil, sob o olhar de Maria Firmina dos Reis", com a Profª Drª Algemira de Macêdo Mendes (UESPI)

Conferência de Abertura: “Resistência Negra no Brasil, sob o olhar de Maria Firmina dos Reis”, com a Profª Drª Algemira de Macêdo Mendes (UESPI)

Professores da Rede Estadual participaram, na última semana, em Imperatriz, do II Seminário Novembro Negro “Resistência e Militância Negra”, realizado na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), Campus Imperatriz. O evento, que reuniu também acadêmicos e comunidade em geral, contou com a parceria da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por intermédio Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI).

Promovido pelo Centro de Cultura Negra Negro Cosme (CCNNC), o seminário tem caráter formativo com mesas redondas, momentos culturais e exposições permanentes, com a parceria da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL); Universidade Federal do Maranhão (UFMA); e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).

Cabe ressaltar que, ao longo do ano, os professores da rede em Imperatriz, sobretudo, os de Língua Portuguesa e Arte, participaram de Ciclo de Formação Continuada, realizado pela Regional, por meio da Coordenação da Educação de Igualdade Racial (CEIRI), no intuito de efetivação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 (obrigatoriedade da “História e cultura afro-brasileira e indígena”, respectivamente) e para o fortalecimento do combate ao racismo e da educação para as relações étnico-raciais.

“O Seminário Resistência e Militância Negra foi muito importante para a continuidade da nossa formação, porque é um momento de reorganizar nossas ideias, refletir sobre o que temos estudado, pesquisado e discutido no decorrer dos encontros ao longo do ano”, conta a professora Eró Cunha, coordenadora da CEIRI. “Além de termos a oportunidade, durante estes dias, de repensar nossas posturas, enquanto professores e como estamos desenvolvendo nossos trabalhos nas escolas, com relação às Leis 10.639/03 e 11.645/08”, explica a professora Eró.

Para Mônica Letícia Sousa Vale, que é pedagoga e professora de Arte e Filosofia no Colégio Militar Tiradentes II, o seminário foi de suma importância para os docentes, como oportunidade de fortalecimento da consciência política-histórica. “Precisamos de formações como esta, porque muitas vezes não tivemos oportunidade em nossos cursos de graduação. Então este seminário vem nos fortalecer, nos unir e agregar mais conhecimentos, para assim trabalharmos em nossas escolas, com nossos alunos, para que também eles se sintam fortalecidos, no combate ao racismo e a discriminação racial”, destaca a professora Mônica Letícia.

O Seminário Novembro Negro foi marcado pela Conferência “Resistência Negra no Brasil, sob o olhar de Maria Firmina dos Reis”, com a Profª Drª Algemira de Macêdo Mendes (UESPI), no auditório da Uemasul, e pelo Desfile Afro, realizado por estudantes do Centro de Ensino Prof. Edinan Moraes.

“O Seminário também foi um momento ímpar, porque tivemos uma diversidade de falares, que é tão rica e que fortalece nossa luta, militância e resistência, com a presença de educadores de várias instituições e estados, como a Profª Drª Algemira de Macêdo, da Universidade Estadual do Piauí; a Profª Mestranda, militante quilombola, Fátima Batista, do Instituto Federal do Tocantins, assim como professores da UemaSul, da Ufma e do Ifma”, finalizou Eró Cunha.

Exposições Permanentes

Durante todos os dias de programação do II Seminário Novembro Negro, aconteceram três exposições permanentes, na UemaSul, abertas ao público:

• X Mostra de Desenhos Afros 2019 (CEIRI/UREI), composta de desenhos produzidos por estudantes da Rede Pública Estadual, que participaram no Concurso de Desenhos realizados este ano, com a temática “Mãe África: a força de um continente e o legado deixado à comunidade”;
  • Mulheres Negras: (Re)tratos & (Re)cortes, exposição fotográfica organizada pelas professoras da Rede Pública Estadual, Eró Cunha (CE Prof. Edinan Moraes/UREI) e Aparecida Marconcini Prestes (CE Dorgival Pinheiro de Sousa/UREI);
  • Bonecas e bonecos com características Afro-Brasileiras representação e empoderamento, da pesquisadora Dulce Maria Bezerra de Freitas, com orientação de Anni Francielly Bahia Chaves e Eró Cunha

Mais fotos:

Texto e fotos: Aparecida Marconcini Prestes