Com objetivo de multiplicar a prática de roda de conversas entre estudantes da Rede Estadual de Ensino, empoderando-os em saúde e educação, as Secretarias de Estado da Educação (Seduc) e da Saúde (SES), promoveram, nesta sexta-feira (7), no Centro de Ensino Jornalista João Lisboa (Cejol), formação para professores de 12 escolas estaduais localizadas em São Luís.
Para a professora de Biologia, Mirian Saraiva, a capacitação é importante para preparar os educadores para trabalharem uma nova metodologia que possibilita ao aluno uma melhor interação e fala sobre essas temáticas. “Estamos levando instrumentos para discutir na escola com os alunos, de forma mais sistematizada, abordando temas interessantes. O objetivo é ouvir os alunos, saber as práticas sociais que eles já trazem de casa e, assim, construirmos juntos esse conhecimento na escola”, explicou.
Roberta Jorge, supervisora de Educação e Saúde da Seduc, explica que a ação foi articulada entre setores da Seduc e SES com intuito de discutir questões como bullying, gravidez na adolescência, DSTs, etc. “Nossa meta é que esses temas sejam trabalhados nas escolas de forma clara, descontruindo preconceitos e mitos”, disse.
A coordenadora de Projetos de Prevenção de Saúde com Adolescentes e Jovens da SES, Sônia Ferreira, ressalta a necessidade da formação para os professores. “Será um avanço grande formar nossos educadores sobre essas questões e isso irá contribuir para a prevenção de doenças e conscientização dos nossos alunos”, destacou.
Pela Seduc, a professora Tânia Vidigal, falou que a secretaria está trabalhando para aproximar a escola do dia a dia dos alunos. “Estamos trabalhando assuntos que são comuns nessa faixa etária dos nossos alunos. Dessa forma, estamos aproximando também o currículo da realidade deles”, realçou.
Ao todo, 24 professores de 12 escolas estaduais localizadas na capital participaram da formação. Eles atuarão como multiplicadores em suas 12 escolas. A meta é expandir a ação para outros centros de ensino de São Luís e, posteriormente, ampliar para as Unidades Regionais de Educação (UREs).
Fonte: Seduc
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