13/11/2015 1:12 pm

Professores de municípios com menor IDH conhecem Centro Histórico de São Luís

1
A professora Maria dos Remédios, de Serrano do Maranhão – um dos municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado -, teve uma oportunidade ímpar, na tarde desta quinta-feira (12). Ela e outros cerca de 200 professores do ensino fundamental de munícipios maranhenses fizeram um city tour pelo Centro Histórico de São Luís. O passeio foi proporcionado pelo Programa Alfabetiza Maranhão, que está qualificando os educadores para a correção de fluxo escolar de cerca de 5,2 mil estudantes.
Desenvolvido pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com Geempa (Grupo de Estudos sobre Educação Metologia de Pesquisa e Ação), o programa traz uma metodologia inovadora, que torna o processo de ensino e da aprendizagem mais atraente aos estudantes. “O curso foi muito proveitoso, traz uma metodologia diferente, inovadora, mais estruturante para que possamos dar as aulas com mais satisfação e melhor preparo”, destacou a professora Remédios.
Já para a professora Francisca Maria da Silva, da cidade de Timon, o passeio ao Centro Histórico da capital maranhense representa uma forma inovadora de ampliar os conhecimentos dos docentes em relação à história da cidade de São Luís. “Além daquilo que aprendemos no curso de formação, vamos levar esse conhecimento da história de São Luís aos nossos estudantes”, disse.
“Esses profissionais da educação não conheciam a beleza do Centro Histórico e de seus belos casarões, ruas, praças e palácios, a exemplo do Palácio dos Leões e a Igreja da Sé. Todos os professores estão radiantes com mais esse conhecimento proporcionado pelo Governo do Estado,” pontuou a supervisora de Ensino Fundamental da Seduc, Janilma Ferreira, que coordenou o passeio.
Os professores iniciaram o percurso pelo Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, passando pelas ruas do Centro Histórico até a Igreja de Sé e finalizaram no Palácio dos Leões. “Estou encantado com a cidade, lugar maravilhoso, a cidade é muito bonita”, comentou o professor Valdeir Sousa.
O Alfabetiza Maranhão é uma das ações da Macropolítica de Educação “Escola Digna”, do Governo do Estado, no Eixo Regime de Colaboração com os Municípios, e também é ação estratégica do Plano ‘Mais IDH’, que atende 30 municípios com menor índice de desenvolvimento. O programa atende atualmente 57 municípios, 230 professores, conta com 57 coordenadores municipais e beneficia 5.126 estudantes.
O objetivo é a correção de fluxo escolar, alfabetizando estudantes que ainda não estão inseridos no mundo das letras e números e, assim, corrigindo o fluxo de estudantes com distorções entre a idade e série não alfabetizados.
No estado, 25 % dos estudantes, o equivalente a 6.207 alunos, apresentam esta distorção idade/série, de até dois anos. Como exemplo recorrente, crianças de oito anos de idade, que estão cursando o 1º ano do ensino fundamental, quando deveriam estar no 3º. E, destes, a maioria não sabe ler, nem escrever. A meta do governo Flávio Dino é por meio de uma metodologia pós-construtivista garantir a alfabetização de alunos que não conseguiram se alfabetizar na idade correta e erradicar esta distorção.