29/03/2016 2:30 pm

Professores de São Mateus elogiam ações do Governo do Maranhão para reestruturar escolas

A educação é o caminho para o desenvolvimento e para garantir esse direito a todo cidadão maranhense, o Governo do Estado trabalha para reestruturar a rede de ensino. São reformas, ampliações, reconstrução e construções de novas unidades. Esse esforço do Governo do Maranhão foi reconhecido por professores do município de São Mateus, durante a passagem do governador Flávio Dino pela cidade no último sábado (26).

A professora Paraguany Brandão, diretora do Centro de Ensino São José, no bairro Piqui, se mostrou emocionada com as obras recebidas pela unidade, da qual foi aluna ainda criança. “Agradeço o governador, do fundo do meu coração, porque recebi essa escola sucateada. Ali está sendo feita uma construção. Estudei ali aos três anos de idade e hoje tenho orgulho de ser gestora de lá. Pedi ao governador que olhasse para nossa escola e ele atendeu”, ressaltou. Segundo a gestora, a unidade estava sucateada. Com a reforma, está ganhando nova cobertura com forro em PVC, climatização, piso renovado e polido, paredes revestidas e nova pintura.

Uma série de intervenções estão sendo feitas pelo governo, contemplando quase a totalidade das unidades da rede estadual de ensino que possui 1.098 escolas. Na lista de contemplados, o município de São Mateus, tem obras nas Unidades Escolares – U.E Alves Cardoso, Augusto Barros e São José.  No último sábado, durante visita ao município, o governador Flávio Dino conversou com os gestores das unidades sobre as reformas em andamento.

“Quando se fala em reforma, alguns podem pensar ser apenas pintura. Acontece que estamos praticamente reconstruindo as escolas devido à situação precária em que foram deixadas. São grandes obras deste governo para tornar dignos estes espaços aos nossos estudantes e professores”, enfatizou o governador Flávio Dino.

Segundo ele, foram empregados recursos na ordem de R$ 1 milhão em cada unidade, para serviços de pintura, reforma de telhados, reconstrução de paredes, reforma de quadras, aquisição de novos equipamentos e material, ampliação de área, instalação de ar condicionado e demais serviços. As obras seguem critérios pedagógicos. Bibliotecas e quadras poliesportivas também estão entre os equipamentos previstos.

O secretário de Estado da Educação (Seduc), Felipe Camarão, pontuou as ações prioritárias do projeto de governo para o setor citando as reformas das escolas, manutenções dos prédios, o concurso para professores e as ações do programa ‘Escola Digna’ – que terá obras entregues ainda neste semestre. “São medidas concretas desse governo para elevar os indicadores educacionais do Maranhão”, reiterou.

Durante a passagem do governador por São Mateus, alguns professores se manifestaram sobre as antigas condições dos prédios e destacaram o benefício com as novas estruturas que serão entregues pelo governador. A diretora da U.E Alves Cardoso, professora Nenzinha Castro, ressaltou o trabalho do governo. “É uma ação do governador que muito contribui para a melhoria e o avanço da educação do nosso município”, disse a gestora. A unidade está ganhando nova cobertura e climatização, entre outras melhorias.       Fonte : Secap. Texto: Sandra Viana