A Secretaria de Estado da Educação, por meio da Supervisão dos Centros Educa Mais, realizou uma capacitação para professores das áreas tecnológicas e exatas na área de robótica. A capacitação foi iniciada na terça (7) e segue até esta quinta-feira (9), 50 professores de 25 Centros Educa Mais fazem uma imersão na disciplina “Introdução a Robótica Educacional”, que visa reforçar a implantação da robótica educacional nas unidades de ensino.
“A gente traz essa formação como reforço para potencializar essa metodologia para que ela seja implantada nas metodologias do modelo integral”, explicou o coordenador de inovação da Supervisão dos Centros de Educação em Tempo Integral (SUPCETI), Thiago Gomes.
A primeira ação da capacitação é trabalhar disciplinas como eletivas de base, eletivas de pré-itinerário informativo e os clubes de protagonismo. Como segunda ação, haverá deslocamento dos formadores aos municípios para atender aos Centros Educa Mais que estão fora da capital. O intuito é fazer com que os 58 Centros recebam a formação inicial em robótica educacional.
“A robótica começou a ser implantada nos Centros Educa Mais em 2020 ainda no cenário de pandemia e mesmo assim no ano da implantação colhemos muitos frutos, principalmente quando a gente traz isso para o âmbito de competições, onde nossos alunos já se classificaram para competições em nível estadual, nacional e internacional, além de fortalecer as nossas disciplinas na Base Curricular Comum”, completou o coordenador.
A formação funciona da seguinte forma: existe uma parte de nivelamento com os professores novatos e uma parte de reforço com os professores veteranos que irão trabalhar com duas plataformas, a Lego e a Arduíno.
Danilo Nogueira é professor do Centro Educa Mais Barjonas Lobão, no Jardim América, segundo ele, a implantação da robótica na grade curricular foi um passo importante para a Educação no Maranhão.
“Foi um passo primordial que o Estado já executou, pois, a formação do professor com a robótica ajuda o aluno a se desenvolver em disciplinas da base curricular como Ciências, Física, Matemática, dentre outras, estimulando nossos alunos não só à competição, mas a um aprendizado genuíno”, relatou o professor.
A participação feminina também é um estímulo a mais, pois cada vez mais alunas e professoras abraçam a robótica e se destacam em suas formações curriculares e competições. É o caso da professora da escola Força Área Brasileira, Roseane Azevedo, que se destacou em competições e na formação de alunos na robótica educacional.
“A capacitação aumenta o conhecimento de nós professores na área de exatas e ciências da natureza, aumenta nosso conhecimento nas áreas de ciência e tecnologia, nossos estudantes que estavam habituados a prender na forma tradicional, hoje, eles podem aprender entendendo mais pela perspectiva científica tecnológica, o que ajuda o estudante a desenvolver as disciplinas da base curricular comum, pois aprende o conteúdo experimentalmente”, explicou Roseane Azevedo.
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Fonte: Seduc
Texto: Cadu Pinheiro
Fotos: Aretha Ramos
08/03/2023
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