18/12/2019 6:33 pm

Professores e estudantes de escolas em tempo integral são certificados por boas práticas empreendedoras e espírito inovador

O estudante Samuel Carlos Cavalcante Silva explica o H2Horta

O estudante Samuel Carlos Cavalcante Silva explica o H2Horta

A tarde desta terça-feira (17) foi marcada pela certificação de dezenas de professores e estudantes de Centros Educa Mais e IEMA’s (Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão) que participaram do Projeto Inova Galera, promovido pelo Governo do Maranhão, por meio da parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão (Secti).

O Inova Galera é uma ação do Programa Inova Maranhão e tem como objetivo difundir a cultura da inovação, empreendedorismo e tecnologia nas escolas da rede pública estadual de ensino.

Executado pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – Softex, o projeto consistiu em uma capacitação para professores do Ensino Médio sobre como criar um negócio e fomentar nos jovens o espírito empreendedor. Os docentes iniciaram a capacitação em maio e ao longo desse ano multiplicaram essa capacitação para os seus alunos, os quais desenvolveram negócios na prática, que foram apresentados durante a certificação.

“É uma ação absolutamente importante para os nossos jovens, estudantes das escolas públicas, principalmente nesse momento que a gente tem tanta dificuldade de empregos. Ter ações criadas dentro da própria instituição para solucionar problemas de modo prático, de modo resolutivo, é absolutamente importante para gente”, disse o superintendente de Educação Profissional da Seduc, Emanuel Denner.

Cabe destacar que, além de capacitação, os professores terão suporte e mentoria para praticar as metodologias e se sentirem confortáveis para dar seguimento às ações do programa, posteriormente, de forma independente.

Várias iniciativas foram apresentadas durante o ‘Inova Galera’, projetos que giravam em torno de ideias que envolviam desde a reutilização da água ao auxílio de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, por exemplo.

Para a professora de Física do Centro Educa Mais Maria Mônica Vale, no bairro do Vinhais, Giselia Sousa, a iniciativa do Governo do Estado em fomentar nos jovens boas práticas e transformar esses aprendizados em negócios rentáveis é de suma importância para o crescimento intelectual e profissional, auxiliando-os na inserção no mercado de trabalho.

“O aluno tem que fortalecer o conhecimento através de produtos inovadores, e os nossos alunos se sentiram muito motivados para utilizar dessa metodologia para produzir produtos viáveis e rentáveis. Que o Governo mantenha essa estratégia de melhorar mais a educação através desse tipo de projeto, onde o aluno vê o trabalho também de outras escolas para se sentir motivado a produzir. Os que ainda vão estar no programa vão ter motivação para reproduzir e fazer novos projetos dentro dessa metodologia”, falou Giselia.

A professora conta que seis estudantes, da 3ª série do Ensino Médio do Mônica Vale, foram envolvidos em dois projetos apresentados durante o Inova Galera. O Interruptor inteligente, em que é utilizada uma plataforma de prototipagem eletrônica, onde se utiliza um aplicativo, para ligar e desligar a lâmpada de um cômodo, dando acessibilidade às pessoas com deficiência; e o H2Horta, onde é possível automatizar a irrigação de hortas caseiras, de modo a não deixar as plantas morrerem, controlando o nível da água.

O estudante Samuel Carlos Cavalcante Silva, 18 anos, explica que o H2Horta foi pensado devido ao problema que é o desperdício de água e é executado de forma bem básica, para que seja acessível a uma grande parte da população, além de ser inovador, fazendo com que os estudantes alcancem o principal objetivo do Inova Galera, que é buscar coisas novas, tirar toda a teoria da sala de aula e colocá-la em prática, nos laboratórios e parte prática da escola.

“Essa iniciativa é de extrema importância para os estudantes buscarem o empreendedorismo, no que diz respeito ao mercado de trabalho, e também para a criatividade das pessoas que vão entrar na faculdade. Por exemplo: eu penso em fazer engenharia civil e isso já me dá uma base para quando eu entrar na faculdade, o que eu vou ver na parte elétrica. É muito importante, tanto para o mercado de trabalho quanto curricular do aluno”, concluiu Samuel Silva.

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Fonte: Seduc
Texto: Letícia Pinheiro
Fotos: Cinaldo Oliveira
18/12/2019

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