25/10/2016 6:45 pm

Professores e estudantes maranhenses participarão de etapa regional da OLP

Estudantes e professores dos centros de ensino Luiza Sousa Gomes (município de Rosário), Rui Barbosa (Vitorino Freire), Newton Bello (Trizidela do Vale) e Antonio José (Santa Inês), semifinalistas na etapa estadual da 5ª edição da (OLP 2016), participam, até quinta-feira (27), em São Paulo, do 1º Encontro – Artigo de Opinião -, que corresponde a uma das etapas regionais da competição.

A Comissão Julgadora Estadual, ligada à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), selecionou os 16 textos semifinalistas, quatro em cada categoria: Poema, Memórias, Crônicas e Artigo de Opinião. Os maranhenses concorrerão com alunos dos estados que compõem o Polo Nordeste I – Rio Grande do Norte, Piauí e Ceará.

Os encontros regionais serão realizados até 24 de novembro, em diferentes datas e cidades, com a participação de professores e alunos semifinalistas e os membros das Comissões Julgadoras Regionais (CJR), que têm o objetivo de selecionar os textos encaminhados pelos estados.

Durante os eventos, as comissões avalizam a participação dos semifinalistas em Oficinas Presenciais, com a finalidade de ampliar as habilidades de leitura e escrita e o universo cultural dos alunos, além de desenvolver, com os professores, atividades destinadas a contribuir para a melhoria da qualidade do trabalho docente.

Na ocasião também serão escolhidos e anunciados para o público os relatos de prática dos professores e os 38 textos, por categoria, dos alunos finalistas de todo o Brasil, que seguirão para a etapa nacional.