3/09/2015 12:46 pm

Professores elogiam assessoria técnica do Programa Alfabetiza Maranhão

A Segunda etapa da Assessoria Técnica a professores e coordenadores de educação dos municípios maranhenses encerrou na última quarta-feira (02), com a conclusão das duas etapas. A assessoria faz parte das ações do ‘Alfabetiza Maranhão’, um dos Programas da Macropolítica de Educação do Maranhão, intitulada Escola Digna, no Eixo Regime de Colaboração com os Municípios.
A ação é desenvolvida pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com o Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa (Geempa), coordenado pela educadora Esther Pillar Grossi.

A assessoria foi realizada em duas etapas: a primeira de quinta-feira (27/08) à sábado (29/09) e a segunda, de segunda-feira (31/08) à quarta-feira (02/09). Durante seis dias, 230 professores e 57 coordenadores de educação de 57 municípios participaram de atividades, tais como aula-demonstração e aula-entrevista, que é um diagnóstico dos alunos, caso a caso, a partir da análise de seus conhecimentos, além de trocarem experiências que estão ajudando a nortear o processo de alfabetização de crianças nas escolas do Maranhão.

O Programa, que vem sendo desenvolvido desde maio, com a primeira formação realizada no Centro de Ensino Marcelino Champagnat (São Luís), tem como objetivo de, por meio de uma metodologia pós-construtivista, garantir a alfabetização de alunos que não conseguiram se alfabetizar, cerca de 6.200 estudantes, na idade correta e, consequentemente, garantir a correção de fluxo e erradicar a distorção idade/série, evitando, assim, evasão e repetência.

A secretária de Estado de Educação, Áurea Prazeres, esteve no local para levar incentivo aos professores e coordenadores de educação, lembrando-os de que são protagonistas da mudança da realidade educacional deste estado. “Estou muito feliz com este grupo que está assumindo este grande desafio de garantir a alfabetização de nossas crianças. O ‘Alfabetiza Maranhão’ é um programa prioritário neste governo e vocês são os protagonistas desse processo importante na educação do Maranhão”, destacou.

Para os professores e professoras, as assessorias técnicas têm sido enriquecedoras. “A cada assessoria que a gente recebe, leva menos dúvida e mais bagagem, conhecimento e experiências para a sala de aula. Vai dar um novo norte para o trabalho em sala de aula”, destacou Jucilene Ribeiro, professora do 3º ano da escola Senador Alexandre Costa, em Balsas.

“É muito aprendizado. Desde a primeira assessoria técnica a gente já percebe mudanças significativas no aprendizado dos alunos, no que diz respeito à alfabetização. Isso nos enche de entusiasmo”, disse a professora Maria Lenir, alfabetizadora da Escola Marcia Marinho, em Caxias,
“É uma quebra de paradigmas. Conceitos estão sendo destruídos e, ao mesmo tempo, reorganizados. Velhas perguntas estão sendo substituídas por novas perguntas. E a gente enxerga o aluno além da sala de aula”, disse o professor Jerfesson da Conceição dos Santos, da UI Humberto de Campos.

Os professores reforçaram o pedido à secretária Áurea Prazeres pela continuidade do programa em 2016. “Nós estamos pedindo, secretária, o fortalecimento dessa aliança entre o governo e os municípios. O resultado que nós estamos começando a ver na sala de aula, fruto desta assessoria que está entusiasmando professores, não pode parar por aqui. Cobre dos gestores municipais esse compromisso”, destacou Sandra Margarida Nunes Santos, coordenadora de educação do município de Pedro do Rosário.

A secretária Áurea Prazeres informou que a Seduc já está planejando novas assessorias técnicas a professores e coordenadores, para 2016.