5/10/2015 9:39 pm

Professores, estudantes, pais e servidores do sistema estadual de ensino abraçam a Seduc

Um gesto simbólico de abraçar o prédio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) marcou o encerramento da III Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, na última semana.

O prédio da Seduc foi totalmente abraçado por estudantes, pais e servidores da educação, como forma de agradecimentos dos estudantes e educadores pelo empenho e dedicação da atual gestão da Seduc. Durante o evento, a comunidade escolar também pediu para que este olhar inclusivo seja ampliando no Sistema Estadual de Ensino.

“Ao abraçarmos a Seduc estamos dizendo que precisamos de seu apoio, para alcançarmos êxito, para conquistarmos direitos e garantirmos cidadania, com um olhar especifico, isso quer dizer a garantia de diretos”, ressaltou a professora Rosane Ferreira, Supervisora de Educação Especial da Seduc.

Para a presidente do Fórum da Pessoa com Deficiência, Liane Souza, as pessoas que possuem alguma necessidade especial, são pessoas que apesar de suas limitações, são capazes de aprender e de conviver no meio de todos, a diferença está na forma de como vai ser repassado o conhecimento.

“As pessoas com deficiência são iguais as outras, com peculiaridades, precisam apenas serem respeitadas e tratadas com dignidade. São capazes de produzir, para isso temos que ter uma atenção e respeitar suas capacidades”, enfatizou Liane Souza.

Os estudantes entregaram ao final da cerimônia, presentes e fizeram homenagem, em reconhecimento à luta da Secretária de Estado da Educação, Áurea Prazeres, na condução das ações voltadas para o setor, especialmente aos que precisam de inclusão.

“O professor não é aquele que só ensina, ele prepara o estudante para conviver com todos, com direito e dignidade, sem segregação,” destacou a secretária.

O prefeito da cidade de Matinha, Beto Pixuta (PDT), também participou do ato de encerramento. “Para nós é muito satisfatório e gratificante participar de um momento como este, pois vivenciamos a integração de todos os envolvidos na vida escolar,” disse Pixuta.

A III Semana Estadual da Pessoa com Deficiência contou com uma vasta programação, com oficinas, apresentação teatral, exposição dos trabalhos dos estudantes em um Shopping da cidade.

Fotos/Lauro Vasconcelos