9/11/2015 1:58 pm

Professores indígenas defendem monografia do curso de Licenciatura Intercultural Indígena

Professores indígenas do Sistema Estadual de Ensino do Maranhão apresentaram, na última semana, os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) em Licenciatura Intercultural Indígena, pela Universidade Federal de Goiás (UFG) nas comunidades indígenas dos municípios de Amarante e Altamira do Maranhão. Ao todo, só neste semestre, dez professores indígenas maranhenses defenderam trabalhos monográficos.

Todos os formados recebem apoio do Governo do Estado para manterem seus estudos durante todo o curso em Goiás. Durante as apresentações os formados agradeceram o apoio por acreditar e investir na valorização dos profissionais indígenas. “Estou emocionado e feliz pela realização deste sonho”, expressou o formando Joel Martins Gavião.

Joel apresentou seu trabalho de conclusão de curso com o tema “a festa do gavião”, na aldeia Riachinho, em Altamira do Maranhão; Célio Guará Gavião, com o tema: Sistema de Nomeação do Povo Gavião, e Andreia Martins Bandeira Gavião, trabalhou “a festa do luto”. O resguardo do Povo Gavião foi a escolha de Paulo Belizário Gavião, que expressou muita satisfação por conseguir concluir o curso de nível superior para melhor sua comunidade.

Segunda a Supervisora de Educação Indígena da Seduc, Gildete Dutra, que representou a secretária Áurea Prazeres durante as apresentações, o Estado vem apoiando e investindo na formação inicial e continuada dos professores indígenas. “Toda a equipe da secretaria está muito feliz pelos resultados das ações em prol da formação dos professores indígenas. Hoje estamos presenciando uma conquista para os docentes e também para a educação escolar indígena”, ressaltou.

Para a gestora Regional de Educação de Imperatriz, Rosyjane Paula, existe uma simbologia muito especial em torno desse momento. Para ela, a defesa monográfica é uma vitória em relação ao preconceito e a discriminação contra os povos indígenas.  “É significativo presenciarmos que toda a comunidade indígena encontra-se em festa com a apresentação das monografias desses professores”, afirmou.

A coordenadora da Educação Indígena da URE, Eliene Costa, enfatizou a importância do fortalecimento e valorização da cultura dos povos indígenas. “Nas apresentações dos trabalhos dos professores pesquisadores fica evidenciado esse desejo de fortalecer cada vez mais a sua cultura, privilegiando os saberes tradicionais indígenas”.

No mês de setembro os professores indígenas Raimundo Cohpyht Krikati, José Cohxyj Krikati e Márcia Cohmxicwyj Krikati, apresentaram as monografias na aldeia São José (povo Krikati), localizada no município de Montes Altos (MA), situada na Unidade Regional de Educação (URE) de Imperatriz.