Em São José dos Viúvos, antes da solenidade de inauguração e entrega da Unidade Escolar Epitácio Cafeteira, pelo governador Flávio Dino, as professoras e a gestora escolar se reuniram em umas das novas salas para planejar as atividades da Escola Digna, que iniciarão já nesta terça (23).
Para a professora Helivânia Canavieira Pereira, que leciona há seis anos no povoado, será um novo tempo na vida escolar de mais de 100 estudantes da localidade. “Estamos em uma super escola. Um novo momento. Essa escola está melhor que as unidades da sede. Graças a Deus superamos esse tempo de muita luta”, disparou.
“Realmente estamos numa com dignidade. A estrutura das salas, a cozinha, as carteiras adequadas, tudo que o governo no trouxe é dignidade. Antes não tínhamos lugar certo. Nossos filhos não tinham escola apropriada. Era muita dificuldade. Quando essa escola começou a ser construída, não imaginávamos que seria tão cheia de recursos e uma estrutura como esta. Vamos trabalhar com dignidade. Queria que todos tivessem essa oportunidade que temos hoje. Sinto-me valorizada como profissional da educação”, revelou a mãe de aluno, professora e atual gestora da Unidade, Raquel da Penha Ferreira.
A representante da comunidade, Maria da Conceição Silva Araújo, que é do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barreirinhas, ressaltou que “Me sinto muito feliz porque ano passado, quando trabalhei como zeladora, era nas casas ‘alheia’, alugada. Hoje me sinto honrada pelo governador Flávio Dino ter feito escola dinga em nosso povaodo. Nunca teve uma escola aqui. Foi o único o governador que veio aqui”, disse.
“A receptividade da comunidade mostra que estamos no caminho certo. Além da escola, o benefício da água, que é muito relevante, o Estado chegando onde nunca chegou. É uma ação de cidadania, de igualdade de direitos e oportunidades. Nós vamos continuar. O caminho do verdadeiro desenvolvimento é o combate à desigualdade social e a educação significa, acima de tudo isso, esperança e chance das pessoas realizarem seus sonhos”, destacou o governador Flávio Dino.
A professora Diorlanda Costa, foi aluna da Unidade Escolar quando as aulas aconteciam em barracões. “É privilégio para nós professores trabalharmos numa escola como esta, equipada. Estou muito feliz porque filho não vai passar pelo que passei, nasci nesse povoado e estudei em barracões improvisados e ele estudará em uma Escola Digna, como ele merece”, comentou emocionada.
Albérico Filho, prefeito de Barreirinhas destacou a parceria com o governo do estado. “O governador Flávio Dino tem dando prioridade para a educação. Um escola como esta será melhor para todos. O povo esta feliz como essa obra. Agradeço o governador Flavio Dino. Esta é uma união governo e prefeitura para o bem da nossa população”, disse.
O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, frisou que o Programa Escola Digna vai além das substituição de escolas com estruturas inadequadas por prédios escolares. “O programa leva ações pedagógicas com assessoria à rede municipal de ensino, formação de professores e gestores escolares. É uma programa completo, vai além da infraestrutura, melhora a qualidade do processo ensino-aprendizagem”, destacou.
No povoado São José dos Viúvos as aulas terão início nesta quarta (24), para 101 alunos dos turnos matutino e vespertino, oferecendo da Educação Infantil ao 5° ano do Ensino Fundamental.
Fonte: Seduc
Fotos/Lauro Vasconcelos
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI