28/01/2017 4:16 pm

Professores visitam museus para inclusão de atividades culturais na programação do ano letivo

Professores visitam museus para inclusão de atividades culturais na programação do ano letivo (1)

Espaço de construção de conhecimento, os museus e as escolas têm em comum a possibilidade de criar diálogos e ampliar repertório. Com essa perspectiva um grupo de 15 professores da Unidade Integrada Escolar Sagarana II, localizada no bairro da Alemanha, São Luís, realizou na sexta-feira (27) visita guiada ao Museu de Arte Sacra, ao Palácio dos Leões e ao Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão (CPHNAMA). A atividade faz parte da Semana Pedagógica que tem por objetivo planejar o ano letivo da escola.

“Viemos conhecer o circuito cultural para depois incentivarmos nossos alunos a visitarem os museus. É impressionante ver todo esse patrimônio e toda a nossa história”, destacou Cleude Carvalho, gestora da unidade escolar.

 A visita foi agendada pela plataforma online Circuito de Visita Cultural, desenvolvida pela Secretaria de Estado da Cultura (Sectur) com o objetivo de incentivar a visita aos museus, teatros, bibliotecas, centros de arte, criatividade, memória e produção artesanal.

“Fiquei maravilhada com tudo que vi e ouvi”, disse a professora de matemática, Lilian Barros, que não conhecia o Museu de Arte Sacra. “Ir ao museu é uma forma de juntar os conhecimentos, o que o aluno aprende em sala de aula ele acrescenta aqui”, finalizou.

Na visita ao Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão (CPHNAMA), os professores foram recebidos pelo diretor da Casa, o antropólogo Deusdedit Carneiro, que acompanhou a visita e distribuiu material nas áreas de paleontologia, arqueologia e etnologia para aplicação em sala de aula. O Centro mantém exposições temáticas e desenvolve ações voltadas para a educação patrimonial
e valorização da memória da sociedade maranhense.

 “O Centro recebe em média 18 mil visitas ao ano, a maior parte de alunos de escolas da rede pública de ensino, tanto da Capital como de outros municípios”, informou Deusdedit, que acredita nas relações desses dois espaços institucionais, o museu e a escola, como possibilidades efetiva de aprendizagem.

 Agendamento de Visitas

Para agendar as visitas às casas de cultura basta acessar o site da Sectur http:/www.sectur.ma.gov.br/ ou ir direto no link cultura.ma.gov.br/circuitocultural. Por meio da ferramenta, gestores escolares e professores poderão encontrar, em um único endereço eletrônico, informações completas sobre todas as Casas de Cultura do Estado.

 

Visita-dos-professores-ao-Museu-de-Artes-Sacra

 

Confira as fotos

Fonte: Sectur
Fotos: Orcenil Jr./Secap

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI