19/01/2023 11:29 am

Profissionais da Educação participam da Expedição Formativa Maranhense em São Luís

Expedição Formativa Maranhense realizada em São Luís no Centro de Ensino e Apoio à Pessoa com Surdez (CAS)

Na manhã desta segunda-feira (16), em São Luís, teve início o Encontro Presencial da Expedição Formativa Maranhense, com a participação de 250 profissionais da Educação das áreas de Língua Portuguesa e Matemática, do 4º ao 9º ano. O evento, na capital, acontece no Centro de Ensino e Apoio à Pessoa com Surdez (CAS) Professora Maria da Glória Costa Arcângeli, e segue até esta terça-feira (17).

Durante o Encontro, foram certificados 12 Articuladores Pedagógicos Municipais (APMs), sendo 8 no Eixo Alfabetização e 4 no Eixo Educação Infantil, em curso com carga horária de 100 horas; e ainda 3 Articuladores Pedagógicos Regionais (APRs), com certificado de 120 horas, todos pela conclusão no Ciclo Formativo Municipal do Pacto pelo Fortalecimento da Aprendizagem.

“Convocamos os educadores do Maranhão a aprimorarem suas práticas, para fazermos do Maranhão uma grande escola digna e garantirmos o direito à educação com qualidade a todos, e isso passa pela formação continuada dos professores e por esse processo que o Estado já faz há muitos anos, de maneira ombreada, de mãos dadas com os municípios”, destacou a secretária adjunta da Seduc, Nádya Dutra, que na ocasião representou a secretária de Estado da Educação, Leuzinte Pereira da Silva.

O Encontro Presencial é promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-MA) e apoio da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Participam da Formação, profissionais da educação da Unidade Regional de São Luís (URE), que integra os seguintes municípios: Alcântara, Paço do Lumiar, São José de Ribamar, São Luís e Raposa.

“Nós estávamos ansiosos, esperando esse momento. Para nós alcantarenses, é de muita importância essa formação porque iremos aprender mais e contribuir com a nossa experiência em sala de aula”, expressou Alcileide Cavalcante, professora da Escola Municipal D. Pedro II, no município de Alcântara.

O gerente da FGV no Projeto da Expedição Formativa Maranhense, Rafael Vitoi, a contribuição do evento para o Documento Curricular do Território Maranhense. “Nesses dois dias de formação os professores completarão 60 horas de carga horária e, assim, continuamos avançando na implementação do DCTMA [Documento Curricular do Território Maranhense], documento que norteia todas as ações da educação do Estado do Maranhão. A FGV está muito feliz em participar desse momento, juntamente com o governo do Estado e com os municípios, nessa articulação enorme, envolvendo todo estado”, informou.

A Expedição foi organizada para promover a formação continuada dos professores e colocar em prática o Documento Curricular do Território Maranhense do Ensino Fundamental. Os encontros ocorrerão nas 19 Unidades Regionais de Educação (UREs). No total, até o dia 24 de janeiro, serão realizados 33 encontros presenciais, com a participação de 7.498 cursistas.

A professora do IEMA Bilíngue, Suelen Falcão, ressaltou a importância da Formação para os cursistas. “A Expedição está sendo muito proveitosa para nós cursistas, porque estamos trocando conhecimento com outros professores da rede e aprendendo bastante, e neste momento presencial colocaremos em prática o que nós vivenciamos durante o curso”, comentou.

Também estiveram presentes no evento a presidente do Conselho Estadual de Educação, Profª. Soraya Raquel Alves; o promotor estadual de Educação, Dr. Paulo Avelar; a secretária adjunta de Educação de Raposa, Francisca Trindade; a secretária de Educação de Paço do Lumiar, Monique Fialho Saunier Carmona; dentre outros convidados.

Fonte: Seduc
Fotos: Aretha Ramos