13/03/2017 10:15 am

Profissões e sonhos surgem na primeira semana de aula nas escolas de tempo integral do Maranhão

07.03.2017.-fotos-Orcenil-Jr-.-Barjonas-Labão-CAIC-12

Primeira semana de atividades nas unidades de tempo integral do Maranhão. Foto: Orcenil Júnior/Secap

“O ensino integral é uma forma renovadora da educação no Brasil, porque a partir do momento em que os alunos passam o dia todo na escola, eles estão livres de serem corrompidos pelo mundo lá fora. Este modelo de ensino vem atraindo os alunos a querer cada vez mais a estudar. É uma nova ferramenta de incentivo para gente”, comentou a estudante Flávia Andreyna, de 16 anos, aluna do segundo ano, durante a primeira semana de aula, no Centro de Educação Integral Cidade de São José de Ribamar, antigo Caic, localizado na Região Metropolitana de São Luís.

A unidade é uma, do total de 18 unidades de tempo integral já implantadas pelo govenador Flávio Dino, sendo 11 centros de tempo integral implantados e habilitados pelo Governo do Maranhão por meio do programa “Educa Mais” e sete unidades plenas do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) localizadas em Axixá, Bacaberia, Pindaré, Coroatá, São José de Ribamar, São Luís e Timon.

Dos 11 centros de tempo integral, são seis na capital e cinco em municípios maranhenses. São mais de quatro mil alunos contemplados nas novas estruturas, onde eles cumprirão a carga horárias de 37,5 horas/aulas semanais, de segunda a sexta-feira.

07.03.2017.-fotos-Orcenil-Jr-.-Barjonas-Labão-CAIC-10

Primeira semana de atividades nas unidades de tempo integral do Maranhão. Foto: Orcenil Júnior/Secap

Na educação integral, logo nesta primeira semana de aula, os alunos realizam suas escolhas pela área que desejam aprofundar seus estudos nos três anos do Ensino Médio, seja na arte, estética, música, linguagens, ciências humanas, matemática, ciências da natureza, dentre outras.

A estudante Flávia Andreyna foi eleita ao cargo de presidente do Grêmio Estudantil da escola e pretende cursar jornalismo e ciências sociais, após a conclusão do ensino integrado. Mas antes, ela conta os planos que tem durante os dois próximos anos que estará no centro integrado. “Desde o nosso primeiro dia de aula [quarta-feira (8)], estamos planejando os nossos clubes temáticos, como o de esporte, a dança, que serão disciplinas auxiliares e que ajudarão muito nas nossas escolhas futuras”, comenta.

Atenta às implantações na escola, a aluna lembra do passado da unidade, que segunda ela, era totalmente abandonada. “O Caic era uma escola antiga e a gente ganhou uma construção do muro, que foi uma forma de nos proteger mais. A escola tem uma estrutura grande e espaçosa, e sabemos que tudo vai ser organizado aqui, como a quadra que está prestes a ser entregue para gente”, lembrou Flávia.

Uma das monitoras componentes do programa ‘Jovem Protagonista’, presente na ação de acolhimento dos novos alunos da escola, é a acadêmica do curso de Direito e ex-aluna de uma escola integral em Pernambuco, Caroline Ramos, de 21 anos. Ela ressalta os benefícios do modelo adotado no Maranhão e diz que o compromisso básico é de formar humanos e tornar os jovens solidários, autônomos e competentes.

“Eu acho que foi essa transformação que aconteceu em mim ao entrar e sair da escola do ensino médio em Pernambuco. Eu aprendi a desenvolver habilidades que me fizeram uma jovem protagonista, e, além disso, a experiência de ter uma equipe escolar toda voltada para a concretização do meu projeto de vida e de todos os alunos da escola. Então, isso transforma a realidade das pessoas. A educação é a salvação para muitas mazelas sociais. Esse resumo foi o que eu vivi de bom na ‘Escola da Escolha’, que é de tempo integral”, ressalta a jovem.

Em um comparativo com o ensino tradicional, a jovem protagonista, que experimentou diversa áreas, como aulas práticas de robótica, aulas de alemão, participou do clube de astronomia e se empenhou no desenvolvimento do jornal escolar, tudo isso enquanto esteve na escola de tempo integral, salienta que o modelo de ensino inserido no Maranhão, leva a oportunidade aos alunos de criarem clubes e terem disciplinas além da grade curricular básica do ensino brasileiro. “Não é só a integralidade do horário, mas a integralidade do ensino. Juntar as matérias importantes para a vida da gente com outras oportunidades que rendem uma experiência diferenciada dentro da escola, onde eles podem executar a criatividade, gera o protagonismo e liderança nessa geração”, completou Caroline.

07.03.2017.-fotos-Orcenil-Jr-.-Barjonas-Labão-CAIC-13

Primeira semana de atividades nas unidades de tempo integral do Maranhão. Foto: Orcenil Júnior/Secap

Além dos Jovens Protagonistas, o acolhimento dos alunos do programa “Educa Mais” é realizado pelo corpo docente e técnicos da escola. “Essa experiência repassada por esses ex-alunos sobre esse novo modelo de ensino, aguça a curiosidade nos nossos alunos. O jovem, além de ter a formação, com componentes curriculares como matemática, português, e outras básicas, terão oportunidade no projeto de vida em concretizar os seus sonhos”, é o que conta o gestor geral do Centro de Educação Integral Cidade de São José de Ribamar, Fábio Orlan Melo da Silva.

Para receber toda essa turma de 420 alunos, foi realizado um planejamento em que as aulas iniciais de cada série foram distribuídas em três etapas, sendo que na da tarde de segunda-feira (6), e todo o dia da terça–feira (7), foi a vez de receber os alunos do primeiro ano. Já na quarta-feira (8), pela manhã, foram recepcionados os alunos do segundo ano, e na quinta-feira (9), os estudantes do terceiro ano.

Em São Luís, no bairro Conjunto Cohab Anil, a escola Centro de Ensino Integral Almirante Tamandaré, a recepção aos 560 alunos seguiu no mesmo ritmo de celebração da unidade em São José de Ribamar. O estudante José Mário Freitas Oliveira, de 15 anos, do segundo ano do ensino médio, no seu segundo dia de aula, conta que pela primeira vez está inserido em uma escola de tempo integral e sente algo diferente, o que ele classificou como mágico.

“Aqui tem uma interação melhor com os alunos, porque a pessoa passa o dia todo, como se faz no mercado de trabalho, e isso nos deixa mais inteirado, até mesmo para encarar o mercado futuramente. E nesse futuro bem próximo, eu penso em fazer jornalismo e cinema. Por enquanto, eu vou me integrando com meus colegas nesse modelo de educação que eu estou gostando muito”, comentou.

O gestor do Almirante Tamandaré, Oberdan Silva Sá, celebra o momento e fala das expectativas para o ano letivo de 2017. “Essa semana está sendo muito prazerosa para gente, pois estamos na semana da acolhida, com os jovens que trazem a experiência de Recife, pois o Pernambuco já está 10 anos com escolas integrais e eles estão nos ajudando nesse primeiro passo. Os alunos estão empolgados, com muita expectativa, assim como nós professores e gestores, para que tudo dê certo. O nosso objetivo é fazer com que eles se sintam acolhidos e que a escola se transforme no espaço onde eles podem se desenvolver socialmente”, ressaltou.

Os Centros de Educação de Tempo Integral consistem em um novo modelo de escola pública, que visa o desenvolvimento dos estudantes em todas as suas dimensões – intelectual, social, cultural, física e emocional –, por meio de ações integradas e em tempo integral, envolvendo atores que influenciam diretamente na formação plena dos estudantes: família, educadores, gestores e comunidades locais.

“Foi por meio desse método que a educação do estado vizinho de Pernambuco passou a ser a melhor do país, saindo da 26ª colocação em 2005, para se tornar o Estado com uma das menores taxas de abandono escolar do Brasil. Além do alto Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), a distorção idade-ano para o ensino médio também foi reduzida. Tudo isso porque o estado apostou em escolas integrais. É inspirado neste modelo que implantamos o ‘Educa Mais’”, pontuou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

Da rotina

Foto-1_Divulgação_Secti_08032017-Aula-inaugural-marca-primeira-semana-letiva-nas-unidades-do-Iema-1

Primeira semana de atividades nas unidades de tempo integral do Maranhão. Foto: Orcenil Júnior/Secap

São nove horários de aula por dia, divididos entre os turnos manhã e tarde com os componentes curriculares nacional da base comum, adicionada a matérias eletivas e do projeto de vida, onde os alunos projetam uma profissão para o futuro e desempenham atividades afins. No final de todo o aprendizado, os estudantes passam por avaliação com metodologia de ensino das escolas de tempo integral.

A matéria eletiva de cada uma das unidades das escolas de tempo integral depende da demanda específica dos alunos de cada região. São propostos temas e com base no que se apresenta aos estudantes, eles elegem o que querem que seja abordado em sala de aula.

Os alunos entram nas estruturas por volta das 7h10 e saem às 17h. Nesse tempo, eles recebem um total de três refeições, sendo uma no primeiro intervalo, às 9h30, onde é servido um lanche, às 12h o almoço e as 15h o lanche da tarde. Todas as refeições servidas nas unidades seguem uma dieta elaborada por nutricionistas da Supervisão de Alimentação do Estado, no qual foram pré-estabelecidas variações de nutrientes que contribuem no desenvolvimento físico, e, consecutivamente, num melhor aprendizado escolar dos estudantes.

Com cozinhas e refeitórios totalmente equipados e profissionais de manipulação de alimentos, uma unidade com aproximadamente 400 alunos, utiliza em média 28 quilos de arroz e 12 quilos de feijão, além da proteína servida no dia, acompanhada de salada e suco da fruta.

Proporcionando conforto a estes alunos e privacidade, foram construídos banheiros e vestiários reservados ao sexo masculino e feminino.

Disseminação da Educação Integral

Em São Luís, além do Almirante Tamandaré, funcionam nessa metodologia as escolas Professora Maria Mônica Vale (no Vinhais); Dorilene Silva Castro (no Coroadinho); Margarida Pires Leal (na Alemanha); Joana Batista (na Cidade Olímpica), e CAIC Barjonas Lobão (na Cidade Operária).

Já nos municípios maranhenses, além do de São José de Ribamar, estão em funcionamento os centros na cidade de Alcântara, com o C.E. Professor Aquiles Batista Vieira; em Santa Inês, com o C.E. Poeta Antônio José; em São Bento, com o C.E. Kiola Costa; e em Timon, o no C.E. Jacira de Oliveira e Silva.

Primeira semana letiva nas unidades plenas do Iema

As unidades plenas dos Institutos de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) também realizaram a primeira semana letiva, com as aulas inaugurais dos Institutos. Com uma proposta diferenciada dos centros de tempo integral, os Iemas ofertam aos alunos, educação em tempo integral, aliada à oferta de cursos técnicos.

“Ser estudante não é um momento na vida, é uma postura para vida inteira. Desejo que vocês valorizem cada momento como uma oportunidade ímpar de aprendizado, diálogo e convivência, uma experiência de construção pessoal e coletiva”, relatou o secretário Jhonatan Almada, reiterando que a equipe da Secti está a postos para garantir as melhores condições para que estes jovens possam construir seu projeto de vida.

Fonte: Secap

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI