2/07/2017 2:04 pm

Programa Escola Digna já beneficiou mais de 180 mil estudantes da rede pública do Maranhão. (Foto: Divulgação)

Com mais de 600 escolas construídas e reconstruídas, reformadas, revitalizadas ou que passaram por manutenção completa, em dois e meio de gestão do governador Flávio Dino, o Programa Escola Digna já beneficiou, diretamente, mais de 180 mil estudantes do Maranhão, transformando as escolas públicas estaduais em espaços dignos e adequados para o ensino e aprendizagem.

Governo do Estado inaugura Escola Digna Juarez Nunes, localizada no povoado Bacuri, em Peritoró. (Foto: Gilson Teixeira)

“Os benefícios chegam em todo o estado, porque estamos levando cidadania e direitos para uma parcela do nosso povo antes condenada à invisibilidade, a não ser visto e a não ser lembrado. E nós estamos mostrando que, de fato, a boa política, aquela que garante direito para todos é o que nós estamos praticando no Maranhão”, defende o governador Flávio Dino.

“Este é o maior programa de investimento em recuperação da rede física escolar da história do Maranhão. As mudanças, já consolidadas, são perceptíveis e têm motivado a comunidade escolar, professores e estudantes que, com toda certeza, aumentaram seu rendimento, fazendo com que a educação maranhense eleve seus índices”, afirma o secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão.

Governador Flávio Dino entrega reforma do C. E. Olindina Nunes Freire no município de Pedreiras. (Foto: Rafael Arrais)

A estudante do C. E. Olindina Nunes Freire, Niciele Aguiar disse que a reconstrução da escola onde estuda foi uma grande conquista para ela e para seus amigos. “Achamos que não iríamos conseguir, foram muitos anos esperando. Agora, cabe a nós estudantes zelar pela nossa escola”, revelou.

Localizada na cidade de Pedreiras, a escola é a maior da região, com 20 salas, e capacidade para atender mais de dois mil alunos. Estava completamente abandonada, há cinco anos, e foi totalmente reconstruída pelo Governo do Estado.

“A gente, agora ,pode estudar em uma escola acolhedora e bonita. Dá até vontade de vir pra estudar e os professores tem mais motivação pra dar aula”, disse Kayllane Diogo, de 14 anos, estudante do C. E. Professor João Teixeira de Sousa – Anexo III, escola da rede estadual de ensino inaugurada na cidade de Centro Novo do Maranhão, Unidade Regional de Zé Doca. Essa obra estava abandonada e foi concluída na atual gestão do governo do Estado.

C. E. Professor João Teixeira de Sousa – Anexo III. (Foto: Divulgação)

Um dos eixos do Escola Digna é a substituição de estruturas inadequadas e precárias por novas escolas de alvenaria. São 18 escolas entregues totalmente equipadas, atendendo 1.110 alunos em 11 municípios. Ao todo, 85 municípios receberão essas escolas.

“Realmente estamos numa escola com dignidade. A estrutura das salas, a cozinha, as carteiras adequadas, tudo que o governo trouxe é dignidade”, revelou a mãe de aluno, professora e gestora da Unidade Escolar Epitácio Cafeteira, Raquel da Penha Ferreira.  “Nossos filhos não tinham escola apropriada. Era muita dificuldade. Quando essa escola começou a ser construída, não imaginávamos que seria tão cheia de recursos e uma estrutura como esta. Vamos trabalhar com dignidade”, comemorou. A escola foi entregue pelo governador Flávio Dino no povoado São José dos Viúvos, em Barreirinhas.

O secretário adjunto da Seduc, Anderson Lindoso, explicou que em algumas dessas obras houve dificuldade por conta do acesso de material e mão de obra para execução dos serviços nos povoados. “São escolas localizadas nas zonas rurais, áreas de assentamento e terras indígenas e quilombolas. Assim, o tempo de execução das obras é maior, demandando esforço de equipe e concentração para que não haja prejuízos à comunidade escolar e ao calendário escolar”, disse.

Maísa Lima Vieira, aluna da Escola Municipal São Francisco, em Parnarama. (Foto: Divulgação).

Maísa Lima Vieira

Maísa Lima Vieira, de 8 anos, com toda a inocência inerente à sua idade descreveu como era sua antiga escola no povoado Bonitão, em Parnarama. “Ela era tampada de barro, de palha, as cadeiras eram de ‘talo’ e quando chovia molhava tudo”. Após conhecer sua nova escola entregue neste semestre pelo governo do Estado, com muito entusiasmo, Maísa declarou: “Essa daqui é mais bonita, gostei do banheiro, da cantina, da diretoria, das duas salas”, falou com muita alegria.

Escolas em Tempo Integral

Em dois anos e meio, o Governo do Estado entregou 18 escolas de educação integral que estão funcionando em vários municípios. São 11 Centros de Educação Integral (Educa Mais), sete Iemas, 15 unidades Iema vocacionais. Há nove Núcleos de Educação Integral em construção em 9 municípios do Estado. Os investimentos totais chegaram a R$ 43,7 milhões.

Uma dessas escolas está localizada em São Luís, no bairro da Cohab. É o Centro de Ensino Integral Almirante Tamandaré, com 560 alunos. O estudante José Mário Freitas Oliveira, 15 anos, do 2º ano do ensino médio, no seu segundo dia de aula, contou que, pela primeira vez, estuda em uma escola de tempo integral.

C.E Almirante Tamandaré será um dos 11 Centros de Educação Integral instalados no Maranhão. (Foto: Lauro Vasconcelos/Seduc)