14/02/2023 2:09 pm

Programa Jovem Senador 2023 recebe inscrições até 5 de maio

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que estão abertas, até 5 de maio, as inscrições para a edição 2023 do Programa Jovem Senador. Destinado a estudantes de escolas públicas estaduais de ensino médio de todo o país, o programa seleciona 27 alunos, um de cada unidade da Federação, para passarem uma semana em Brasília conhecendo e vivenciando, no Senado, o trabalho dos parlamentares.

Para participar, o candidato deve estar matriculado e frequentar escolas públicas da rede estadual de ensino; ter, no máximo, 19 anos completados até 31 de dezembro de 2023; e ter disponibilidade para participar da Semana de Vivência Legislativa, no período de 21 a 25 de agosto, em Brasília.

A seleção dos estudantes é feita por meio de um concurso de redação que, este ano, abordará o tema “Saúde mental nas escolas públicas”. Para concorrer à vaga, os alunos passam por duas etapas de seleção, uma estadual e uma do Senado, que acontecem nos dias 31 de maio e 12 de junho, respectivamente.

A prova de redação é aplicada em sala de aula. O material para a participação no concurso é composto de ficha de inscrição e folha de redação disponíveis no site senado.leg.br/jovemsenador.

O estudante deve encaminhar a ficha de inscrição e folha de redação oficial, digitalizados, no e-mail: jovemsenador.ma@gmail.com

Seleção

Na etapa estadual, a unidade de ensino escolhe a melhor redação e encaminha para uma Comissão Avaliadora formada na Seduc. A Secretaria seleciona as três melhores redações e envia para o Senado, sem promover nenhuma classificação. O Senado Federal seleciona o melhor texto de cada estado. O autor ou autora da redação escolhida se torna um jovem senador ou senadora, representando seu estado ou o Distrito Federal.

Fonte: Seduc
Foto: Divulgação
14/02/2023

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI