7/05/2020 7:05 pm

Programa Simplifica leva experiências pedagógicas e ferramentas interativas para estudantes do Ensino Fundamental

Com o objetivo de fortalecer a aprendizagem de estudantes no período em que se encontram fora das escolas, estruturando e viabilizando ações de ensino remoto, a Fundação Lemann e a Imaginable Futures, organizações de filantropia que compartilham o compromisso com a educação pública de qualidade no Brasil, lançaram o ‘Simplifica’.

O Simplifica é voltado para estudantes do Ensino Fundamental e visa a criar experiências pedagógicas mediadas pela tecnologia e disponibilizadas gratuitamente por meio de plataformas e ferramentas do Google For Education, para que diversos professores do Brasil, que agora trabalham remotamente, possam aplicá-las em seus contextos educacionais.

Disponível por meio do Portal Simplifica (https://www.amplifica.me/simplifica/), o Programa tem como proposta pedagógica explorar trilhas de experiências, ferramentas digitais e estratégias de planejamento. As trilhas são gratuitas e fornecerão toda a estrutura para que os professores possam criar percursos de aprendizagem, de até oito semanas, para seus estudantes.

A cada semana novos temas, atividades, objetivos de aprendizagem e desafios são disponibilizados no Portal.

Para as crianças das séries iniciais do Fundamental (1º ao 5º ano), as atividades começam ou finalizam com um estímulo à saúde socioemocional de cada criança e terminam com um incrível momento, com a comunidade, de partilha de descobertas. Para cada experiência há uma ficha técnica apresentando todos os elementos estruturantes que a compõe. Além das experiências diárias de aprendizagem, neste modelo pedagógico, as crianças são estimuladas a organizarem o seu espaço e a construírem um Diário de Bordo para registro de todo o aprendizado; também, são convidadas a participarem de atividades lúdicas que promovem o bem-estar.

Já para os jovens das séries finais (6º ao 9º ano), além das experiências diárias de aprendizagem e construção do Diário de Bordo, há o momento de bem-estar, com 10 minutos de exercício físico.

Todo o material com Guias para implementação das atividades está disponível também no Portal Simplifica. Podem se cadastrar para acompanhamento das atividades: gestores, professores e pais ou responsáveis.

Parceria com a Secretaria de Educação do Maranhão

O Maranhão está entre as 12 redes de ensino no Brasil escolhidas pela Fundação Lemann e a Imaginable Futures, para receber apoio técnico ao ensino remoto durante a pandemia do coronavírus (Covid-19).

A princípio, as redes de ensino selecionadas receberão o suporte técnico ao longo de dois meses, com possibilidade de renovação, dependendo do desenrolar da pandemia. O apoio será personalizado conforme o cenário e as necessidades específicas de cada rede e o planejamento das ações está sendo feito com a participação das equipes das duas instituições.

 

Fonte: seduc
Texto: Letícia Pinheiro
07/05/2020

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

Ouvidoria
0800 280 0166
(98) 3194-7721
(98) 3194-7722

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI