27/06/2016 10:30 pm

Projeto ‘Circuito Espacial’ leva alunos da rede estadual para conhecerem o Centro de Lançamento de Alcântara

Estudantes durante visita ao Centro de Lançamento de Alcântara. Foto: Lauro Vasconcelos

Estudantes durante visita ao Centro de Lançamento de Alcântara.

“Uma iniciativa muito interessante, que proporciona novos conhecimentos, além da sala de aula”. É assim que o estudante do Centro de Ensino Manoel Beckman, Vitor Gabriel de Jesus, de 17 anos, descreve a sua visita na manhã desta segunda-feira (27), ao Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). A visita integra o Projeto ‘Circuito Espacial’, iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com o CLA, e levou 25 alunos do 3º ano de diversas escolas da capital para conhecer de perto a realidade do espaço, bem como as atividades e operações desenvolvidas pelo Centro, que é referência internacional.

O projeto piloto está sendo desenvolvido, primeiramente, em escolas da Unidade Regional de Educação (URE) de São Luís, dividido em dois momentos: visitas das equipes do CLA às escolas, onde é feita uma explanação sobre os trabalhos realizados na base e as formas de ingresso na carreira; e o outro momento é a visita dos estudantes até o Centro, para que conheçam de perto o espaço, as atividades e as operações desenvolvidas pelo CLA, que é referência internacional.

Estudantes durante visita ao Centro de Lançamento de Alcântara.

Na visitação realizada nesta segunda-feira (27), os alunos conheceram um pouco do histórico do Programa Espacial Brasileiro e os avanços das atividades espaciais no país, até a implantação do CLA, que ocupa uma área de 8,7 mil hectares, no município de Alcântara. Logo após, os estudantes visitaram diversos espaços, como o Centro de Controle – onde são coordenadas as operações de lançamento -, o Setor de Preparação e Lançamento (SPL), o Prédio de Segurança que abriga a equipe na área operacional durante as campanhas de lançamento, assim como a Torre Móvel de Integração e a plataforma de operação do Veículo Lançador de Satélite (VLS).

Outro ambiente visitado pelos estudantes foi o Centro de Controle Avançado, um dos espaços que mais chamou a atenção da Isabele Francina, de 17 anos, por se tratar de uma estrutura reforçada, próxima aos lançadores, que abriga a equipe na área operacional. “Nunca tinha vindo ao CLA e é muito legal saber que existe e conhecer um espaço como este, com esta importância para o mundo, próximo a São Luís. Muito interessante conhecer os mecanismos de segurança e a casa indestrutível foi a que mais me chamou atenção”, disse a aluna.

De acordo com a supervisora de Tecnologias Educacionais da Seduc, Akemi Wada, o objetivo deste projeto é despertar nos alunos da rede estadual o interesse por assuntos ligados à Física, Astronomia, entre tantas outras áreas das ciências.

“Estamos muito contentes com essa parceria com a Seduc, que nos oportunizou poder falar para estes jovens sobre as atividades do CLA, as atividades da Força Aérea Brasileira e, principalmente, sobre as formas de ingresso na FAB. A ideia é desenvolver nessa juventude o interesse pela atividade espacial, pela carreira militar e mostrar como isso pode ser vantajoso para seu futuro profissional”, destacou o coronel Claudio Olany Alencar de Oliveira, Comandante do CLA.

Estudante Vitor Gabriel foi um dos alunos participantes da visita ao CLA. Foto: Lauro Vasconcelos

Estudante Vitor Gabriel foi um dos alunos participantes da visita ao CLA.

Projeto Circuito Espacial

Desenvolvido pela Seduc, em parceria com o CLA, o Projeto já visitou duas escolas (Liceu e o Cintra), beneficiando centenas de alunos, e levou 25 estudantes com melhor desempenho escolar, para conhecerem o Centro. Até o final do ano, o Circuito Espacial percorrerá outras escolas da rede estadual e selecionará outros estudantes para visitar o espaço.

Fonte:Seduc
Texto: Luana Muriella
Fotos/Lauro Vasconcelos

27/06/2016 10:30 pm

Estudantes durante visita ao Centro de Lançamento de Alcântara.

Estudante Vitor Gabriel foi um dos alunos participantes da visita ao CLA.

Projeto Circuito Espacial

Fonte:Seduc