O Projeto Conversando com a Escola, iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) do Maranhão, que possibilita a atuação da Ouvidoria dentro da escola para uma tomada de atitude quanto ao exercício da cidadania, está entre as três ‘Boas Práticas (Nacionais) da Rede de Ouvidorias’. O projeto também foi destaque como a melhor prática no âmbito estadual.
O concurso é uma iniciativa do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), por meio da Rede de Ouvidorias, e tem por objetivo estimular, reconhecer e premiar iniciativas desenvolvidas por ouvidorias públicas em todo o país, tendo como destaque a inovação e efetividade no aprimoramento da participação social e na melhoria da gestão.
As práticas desenvolvidas pelas Ouvidorias foram avaliadas por meio de critérios como criatividade e inovação, custo-benefício, efetividade, além de simplicidade e facilidade de replicação. As três melhores práticas serão premiadas com um certificado, em cerimônia, que acontece em março, durante a primeira reunião da Rede de Ouvidorias.
“O governo Flávio Dino é destaque nacional, mais uma vez, com ações resultantes de uma gestão pública transparente, democrática e comprometida com a população. Parabenizo a equipe da ouvidoria Seduc, em nome da nossa ouvidora Samira Simas que, em parceria com a Secretaria de Transparência e Controle (STC) e a Ouvidoria Geral do Estado, vem desenvolvendo atividades que contribuem para a formação cidadã dos nossos estudantes e estimulam a participação deles como protagonistas das mudanças”, destacou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.
O projeto
O Conversando com a Escola se distingue por ser uma prática original e diferenciada, pois além de levar in loco aos estudantes, gestores, professores e funcionários das escolas os serviços de Ouvidoria da Seduc, visando a resolução das demandas enviadas, conta com a participação de outros órgãos/instituições parceiras na realização de palestras e ações sociais que beneficiam, ainda, a comunidade na qual a escola está inserida.
“Esse prêmio é o reconhecimento ao nosso trabalho, esse é um projeto diferenciado em âmbito nacional. Pois, percorrendo as escolas da Unidade Regional de Educação (URE) de São Luís com o ‘Conversando’, utilizamos todas as ferramentas para desenvolver um trabalho de ouvidoria, e também apresentando para a comunidade escolar o trabalho que é desenvolvido pela Educação, além de levar serviços ao estudante”, ressaltou a ouvidora Samira Simas.
Jovem Ouvidor
O projeto tem feito tanto sucesso nas escolas da região metropolitana de São Luís que a Ouvidoria da Seduc ampliou essa prática, com a criação do Projeto Jovem Ouvidor, um desdobramento do Conversando com a Escola, lançado na última terça-feira (20), no Centro de Ensino Benedito Leito (Escola Modelo).
A ideia é ampliar os atendimentos e aproximar ainda mais o órgão das comunidades escolares, na capital e no interior do estado. Para tanto, serão iniciadas as atividades com escolas que já têm grêmios estudantis atuantes, com a capacitação desses alunos.
“Primeiramente, nós vamos trabalhar essa prática com as escolas de São Luís, lançando um projeto piloto dessa experiência e, assim que estivermos com tudo consolidado, passamos para as escolas do interior do estado. Expandindo o ‘Jovem Ouvidor’ para mais municípios do nosso Maranhão”, declarou Samira Simas.
Fonte: Seduc
Foto: Antônio Martins
22/02/2018
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI