“Com esta apresentação, percebo que o grande poeta Fernando Pessoa nos ensina que cada um pode ter seu heterônimo, para expressar seus mais diversos sentimentos”, assim que a aluna Nara Fernanda, de 14 anos, destaca o desempenho poético-teatral envolvendo o poeta português, que ela e seus colegas, da 8ª série, da Unidade Integrada Maria José Aragão, fizeram, nesta segunda-feira (9). Em um palco recheado de arte e literatura, os alunos do Ensino Fundamental e Médio realizaram apresentações para marcar a abertura do Projeto de Leitura “Os Livros em meus A-Braços”, no turno matutino da escola.
O projeto, desenvolvido há 15 anos na escola, aborda sempre um tema específico, focando na importância da leitura como instrumento de transformação social. Neste ano, o tema escolhido foi “Ler para mudar o mundo. UI. Maria José Aragão – espaço de luta, protagonismo e cidadania”, uma homenagem aos 25 anos da escola. Além de trabalhar a história da unidade, os educadores fazem, ainda, uma correlação com a biografia da patronesse, Maria José Aragão.
De acordo com o diretor da escola, Wilson Chagas, o objetivo da ação é estimular nos alunos o interesse pela leitura e o contato com as linguagens artísticas, ampliando seus conhecimentos. “O projeto de leitura acontece sistematicamente na escola há 15 anos. A cada ano tem um tema específico, a partir do qual desenvolvemos várias atividades durante o ano todo, destacando a importância da leitura. Por exemplo, temos uma atividade sistemática chamada ‘Pare, Pense e Leia’, que acontece uma vez por mês onde toda a escola para pra ler”, destacou.
A professora de Língua portuguesa, Márcia Feitosa, explica que os diferentes gêneros literários são trabalhados de acordo com cada série. “As apresentações de hoje foram sobre crônicas, poesias, contos e documentário, onde os alunos fizeram um passeio por nomes como Luís Fernando Veríssimo, Salgado Maranhão, Fernando Pessoa, entre outros”, disse a docente.
“Este projeto proporciona a interação entre os alunos e nos estimula para o mundo da leitura. Sabemos que somente por meio da educação e da leitura é que seremos capazes de mudar este mundo”, afirmou a estudante Samara Cristina Costa, de 14 anos.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI