O projeto “Canal Juventude com Ciência em Cena: a educação científica como ferramenta de transformação social”, desenvolvido pelo professor de Biologia do Centro Educa Mais Dorilene Silva Castro – no Coroadinho, Thiago Ribeiro dos Anjos, foi aprovado no Edital N° 008/2019 – Com Ciência Cultural, no âmbito da linha de ação “Popularização da Ciência” e do Programa “Mais Cultura”, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA.
O projeto é uma proposta de Thiago Anjos aos estudantes da escola em tempo integral com a finalidade de estimular os jovens por meio da veiculação de informações científicas e tecnológicas por meio da utilização de recursos audiovisuais.
O professor explica que o projeto tem como principais objetivos: sensibilizar os adolescentes, estimulando o protagonismo juvenil através da promoção e veiculação de informações científicas e tecnológicas por meio da utilização de recursos audiovisuais como ferramenta de promoção educacional da comunicação e da divulgação científica.
Ainda de acordo com Thiago Anjos a metodologia de aplicabilidade do Projeto será pautada em duas principais correntes teóricas: experiência estética e os quatro pilares da educação, permitindo novas aprendizagens na área da mídia digital e potencializando a liberdade de expressão dos estudantes junto ao protagonismo juvenil, a fim de que os jovens tenham uma visão mais crítica da sociedade, além de praticar a oratória e estruturação de ideias na comunicação, utilizando um local adequadamente estruturado, na qual os alunos possam apresentar as atividades desenvolvidas e promover a disseminação de informações.
“A minha expectativa para o projeto é bastante alta, espero que seja válido para a nossa escola e também consiga dar um outro olhar, um outro significado ‘pro’ Coroadinho, que nós sabemos que é um bairro de periferia e que as pessoas vão a partir de agora ter a possibilidade de olhar pro Coroadinho através de uma nova lente, sabendo que a escola Dorilene também produz conhecimento e ‘tá’ divulgando um pouco mais sobre a Ciência”, afirmou Thiago Anjos, ao falar sobre a alegria pela aprovação do projeto pela Fapema.
O desenvolvimento do Projeto se dará por meio de encontros que acontecerão fora do horário regular das aulas e que contará com uma totalidade de 25 estudantes do Ensino Médio e mais dois professores que auxiliarão em todos as etapas. Os estudantes serão escolhidos considerando a atuação dele no ambiente escolar e o interesse em participar.
A equipe é composta por mais dois profissionais do Centro Educa Mais: o professor de Filosofia e Coordenador Cultural e Midiático, Raimundo Carvalho; e o Gestor Financeiro e Apoiador Técnico, Anderson Pereira. O trabalho possibilita também a relação entre as disciplinas determinadas na escola, além dos estudantes terem um conhecimento maior sobre as mídias com o uso de imagens, áudios e vídeos a favor do trabalho escolar.
Fonte: Seduc
Texto: Matheus Sthwart
Fotos: Divulgação
16/12/2019
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI