9/06/2018 2:13 pm

Projeto Emaranhando Sonhos reúne cerca de 300 estudantes na regional de Timon

IMG_20180608_114239652-1

O Governo do Maranhão realizou, na sexta-feira (8), a etapa regional do projeto ‘Emaranhando Sonhos: I Encontro Estadual de Grêmios Estudantis do Maranhão’, que foi realizado no C.E.T.I Jacira de Oliveira e Silva, em Timon. Cerca de 300 alunos da rede estadual de ensino de Timon, Matões, Parnarama e São Francisco do Maranhão participaram do evento.

“Nós não temos dúvida de que essa atual geração de jovens maranhenses é a geração que está vivenciando uma grande mudança no Maranhão. E, mais que isso, esta é uma geração que pode dar continuidade a esta mudança. O ‘Emaranhando Sonhos’ é para que nós, junto com os alunos, possamos olhar para frente e dizer que esta juventude empoderada, organizada, alegre e com acesso à educação de qualidade tem que ser parceira da mudança da educação do Maranhão”, afirmou o subsecretário de Estado da Educação, Danilo Moreira.

Além do subsecretário de Educação, também participaram da mesa de honra Leda Rego, Ouvidora Estadual da Mulher, que no ato representou a secretária de Estado da Mulher, Teresinha Fernandes; professor Regino Nolêto, gestor da URE Timon; professora Helena Sousa, diretora de Ensino da URE Timon; Leonardo Santos, coordenador do Programa Mais Grêmio; João Rodolfo, vice-prefeito de Timon; vereador Uilma Resende, presidente da Câmara Municipal de Timon; Saney Sampaio, secretário de Assuntos Institucionais; Maria Divina Sousa, coordenadora municipal de Defesa e Direito da Mulher; e Gideão Santes, gestor do C.E.T.I Jacira de Oliveira e Silva.

Para representar os grêmios estudantis na mesa de honra foram convidadas Gabrielly Ribeiro, aluna do Colégio Militar Tiradentes V; Amanda Beatriz, representante da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES); Raylane Cardoso, vice-presidente do grêmio do Jacira; e Lorena Barbosa, presidente do grêmio do IEMA. Na programação do encontro, houve apresentações culturais das escolas, mesas de diálogo e oficinas com temas relacionados aos grêmios.

“Fico muito feliz em ver as escolas da nossa Regional de Educação e do IEMA Timon sendo representados neste encontro. Por isso, agradeço a presença de todos e espero que as orientações e ensinamentos vistos aqui sejam repassados para os demais alunos a fim de que mais jovens estejam envolvidos nos debates sobre a educação no Maranhão”, declarou o professor Regino Nolêto.

Segundo Rômulo Weslley, 17 anos, secretário geral do grêmio do C.E. Aluízio de Azevedo, o grêmio estudantil é uma ferramenta muito importante porque é uma ponte entre alunos e escola. “Ele auxilia muito na educação e promove eventos culturais e esportivos. Eu me sinto honrado em participar pela segunda vez de um grêmio. Portanto, trago minha experiência para junto com meus amigos ajudar mais ainda nossa escola. Quanto ao encontro, ele só aumentou minha paixão pela política e a busca de melhorias para o nosso centro de ensino”, acrescenta o estudante.

Já para Nadyelle Gleyce, 18 anos, presidente do grêmio do C.E. Clodomir Millet, o evento de hoje foi muito produtivo. “As oficinas foram muito interessantes porque foram abordados assuntos que dialogamos com outros alunos para saber das dificuldades das nossas escolas. Quanto à importância do grêmio na minha escola, ele mantém um diálogo equilibrado entre alunos, professores e gestores para que haja uma comunicação melhor com cada um dentro e fora da escola, ou seja, na comunidade”, disse a aluna.

Esta etapa regional do projeto ‘Emaranhando Sonhos’ foi organizada por meio da Secretaria Adjunta de Programas e Projetos Especiais (SAPPE) da Seduc, em parceria com a Unidade Regional de Educação de Timon. A etapa estadual será realizada de 20 a 22 de junho, em São Luís, com a presença de um delegado (representante) de cada grêmio escolar de todos os centros de ensino estaduais do Maranhão.
Acesse mais fotos

Texto e Fotos: Flávia Raquel