7/06/2019 7:41 pm

Projeto Iema no Cinema chega ao quarto dia de exibições no Cine Praia Grande

Bate-papo com artistas e diretores depois da exposição dos filmes

Bate-papo com artistas e diretores depois da exposição dos filmes

“A princípio seria apenas um mês de exibição, mas por causa da demanda que a mostra tem recebido, faremos nove exibições que irão até julho. Essa é mais uma prova que tem produção cinematográfica maranhense de qualidade e que precisa de espaço como esse”. O depoimento é do gestor geral da Escola de Cinema do Maranhão, Josué da Luz, em referência ao sucesso do projeto Iema no Cinema, que foi criado pelos alunos do curso de Produção Cinematográfica da unidade vocacional Escola de Cinema do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura (Sectur).

O projeto consiste em realizar sessões cinematográficas com produções audiovisuais maranhenses (curta-metragem, longa-metragem, clipes) todas as quintas, no Cine Praia Grande, localizado no Centro de Criatividade Cultural Odylo Costa filho, no Centro Histórico de São Luís, seguido de debates com os profissionais que participaram dos produtos fílmicos exibidos. Na quinta-feira (6), foram exibidas as produções Carnavalha, dos diretores Áurea Maranhão e Ramusyo Brasil, e Avesso, do diretor Francisco Campelo.

Para Áurea Maranhão, que é atriz e atuou no curta Carnavalha, o projeto permite um espaço de troca de experiências, que é fundamental. “Quero enaltecer o espaço que estamos ‘co-criando’ nesta mostra, na glória do Iema. Este projeto é fundamental, principalmente, porque traz jovens de escolas públicas e mostra para essa galerinha que é possível ver profissionais maranhenses produzindo filmes e ganhando destaque nacional”, disse a atriz que já foi professora da Escola de Cinema do Iema e, recentemente, atuou na novela A Dona do Pedaço, da Rede Globo.

Plateia nas exibições dos filmes do projeto Iema no Cinema

Plateia nas exibições dos filmes do projeto Iema no Cinema

Em relação ao estímulo que o artista maranhense recebe com o projeto Iema no Cinema, Áurea Maranhão disse diz que, infelizmente, as salas de cinemas são ocupadas por filmes hollywoodianos e filmes que têm grandes produções acima de R$ 3 milhões. “Aqui temos a oportunidade de exibir filmes que são produzidos no nosso estado, sem patrocínio e por artistas que tem muita vontade de trabalhar e se profissionalizar. Eu acredito que espaços como estes tanto legitima a arte de produtores e atores do meio cinematográfico quanto mostra para as novas gerações que elas podem se inspirar no que já fazemos”, afirmou.

Os alunos das escolas Centro de Ensino Estado do Pará e Centro de Ensino Nerval Lebre Santiago, envolvidos em disciplinas eletivas em audiovisual, foram convidados para assistir os curtas. De acordo com a estudante Ana Veríssima, 17 anos, foi interessante ver na prática o que havia estudado em sala de aula. “Na escola fizemos um trabalho sobre roteiro para cinema e hoje pudemos ver de perto como isso funciona e foi muito gratificante ter tido essa experiência”, disse.

Para o reitor do Iema, Jhonatan Almada, o Iema no Cinema tem importante papel na popularização do audiovisual maranhense além de permitir que o “jovem se interesse por essa área, mobilizando a sua atenção para uma vocação cinematográfica. Acredito que o projeto está conquistando o coração dos jovens para a arte do cinema”, declarou.

A organização da mostra é feita pelos alunos do curso em Produção Cinematográfica do Iema. Para a estudante Jeyci Elizabeth, trabalhar no desenvolvimento e execução do projeto tem sido importante para aprender mais sobre cinema.  “Vemos que é uma iniciativa que consegue abraçar várias necessidades do universo cinematográfico porque aprendemos a produzir cinema, a trabalhar com formação de público e conseguimos dar visibilidade às produções maranhenses, o que fortalece o cinema maranhense”, disse, acrescentando que a iniciativa funciona como extensão da sala de aula. “Ao longo da semana, nós debatemos vários temas referentes ao audiovisual e quando chegamos aqui vemos as produções com um olhar mais técnico, identificando angulações, enquadramentos, planos etc.”, declarou.

O secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão disse que tanto a educação quanto a arte têm um papel fundamental em formar caráter, transformar comportamentos, criar oportunidades entre tantos outros benefícios. “E quando as duas andam juntas, os benefícios são potencializados múltiplas vezes. É isto que o projeto Cinema no Iema está fazendo: abrindo horizontes, criando oportunidades para centenas de jovens para que vivenciem essa experiência e tenham contato com os profissionais maranhenses que já estão no mercado”, pontuou.

“Esse projeto nasceu dentro da Escola de Cinema, e o secretário Felipe Camarão e eu demos o apoio para que hoje os alunos pudessem estar aqui, para que projeto da equipe da Escola pudesse sair do papel. Reconhecemos todo o esforço e dedicação de vocês com o cinema local”, disse o secretário adjunto de Educação Profissional e Inclusão Social da Seduc, André Bello.

Fonte: Iema
Texto: Dora Silva
07/06/2019

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI