22/06/2022 1:35 pm

Projeto Rotas e Redes Literárias propõe a estudantes da capital o desafio de ajudarem na construção de uma Escola Leitora

Rotas e Redes Literárias realiza formação de estudantes

Construir uma escola onde o manusear um livro se torne hábito, desfrutar de uma boa leitura seja algo prazeroso e viajar pelo universo literário com história e personagens seja um caminho para muitas descobertas e aprendizagens. Essa é a proposta de construção de uma ‘Escola Leitora’ que vem sendo feita a estudantes e professores de escolas públicas maranhenses pelo projeto Rotas e Redes Literárias desenvolvido pela Fundação Vale em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), através do Cidade Escola Aprendiz com o apoio do Estado do Maranhão.

O projeto é desenvolvido em municípios maranhenses que ficam no entorno da Estrada de Ferro Carajás e tem o objetivo promover o acesso de leitores ao livro literário, por meio de encontros de formação com profissionais de educação, remodelagem de salas de leitura e ampliação do acervo de livros literários em escola públicas, promovendo uma rede leitora nos municípios.

O Rotas e Redes Literárias é planejado e desenvolvido em 06 fases: escolha das escolas; formação das comissões que representará cada escola; formações para escolha do acervo; formações para escolha da mobília; formações em práticas de mediações de leitura; e inaugurações das salas de leitura.

“Estamos aqui para um momento muito importante de uma caminhada longa. Nós já tivemos o encontro presencial do projeto Rotas e Redes Literárias, do qual discutimos sobre o panorama da leitura, focando especialmente no estado, e a importância e o papel da literatura na vida das pessoas. Tivemos todo um processo de formação a distância falando sobre práticas de leitura e a importância dela para que possamos tornar uma escola cada vez mais leitora”, explicou Beto Silva, formador da Instituição Cidade Escola Aprendiz, parceira da Fundação.

Dessa terça-feira (21) até quinta-feira (23), o Rotas e Redes Literárias realiza a Formação em Práticas de Mediação de Leitura voltada para 180 estudantes de 18 escolas da rede estadual de ensino localizadas na área Itaqui Bacanga e na zona rural da capital. São 60 participantes por dia vivenciando as atividades voltadas para o mundo dos livros.

Durante o encontro com formadores, os estudantes participam de atividades como: dinâmica de integração, acolhimento, roda de leitura, roda de conversa sobre mediações de leitura, compartilhamento de experiências. Os participantes, após a formação, servirão de multiplicadores das técnicas de mediação e do incentivo à leitura em suas comunidades escolares.

“A Fundação apoia o fortalecimento de políticas públicas com incremento práticas que disseminam a promoção do livro, da leitura e da literatura, com a doação de acervo literário e através dessas formações que hoje nós estamos aqui realizando: qualificando as atividades dos professores e alunos, e ainda ampliando a capacidade leitura desses estudantes com a proposta de democratização do acesso ao livro” destacou Cláudia Lopes Analista de Responsabilidade Social da Fundação Vale.

Para o estudante Matheus de Jesus, do C.E. Cidade Operária II, na Cidade Operária, que participa de mais essa etapa formativa do Rotas e Redes Literárias, a ação tem oportunizado muitos aprendizados e integração.

“A minha experiência está sendo simplesmente incrível, com todos esses amigos que eu estou conhecendo, todo esse conhecimento que estou adquirindo. São os melhores momentos que eu tenho vivido na minha história. Eu conheci pessoas que transmitem uma energia tão boa, tenho acesso a material (material didático), a livros. Tudo isso está sendo mágico, eu agradeço por essa formação, tanto essa quanto a passada”, disse o estudante Matheus de Jesus.

“O Rotas e Redes é um projeto de suma importância para nossas escolas e para a nossa comunidade como um todo, uma vez que vem estimular o hábito da leitura e também com uma perspectiva de criar uma escola leitora, de oportunizar esse espaço de leitura, de pesquisa. Essa parceria com a Fundação Vale e da Associação Cidade Escola Aprendiz”, enfatizou Adelaide Diniz, Superintendente da Seduc).

 

Fonte: Seduc
21\06\2021
Fotos Divulgação
Texto: Regina Souza

 

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