31/10/2016 11:23 pm

Projeto ‘Tour Judô’ dá a largada empolgando alunos da Rede Estadual de Ensino

image

Alunos dos Centros de Ensino São José Operário, na Cidade Operária; Mário Martins Meireles, no Mangue Seco; Professora Maria Helena Duarte, no Rio Anil; na U.I. Haydée Chaves, no Angelim, receberam, nesta segunda-feira (31), o Projeto ‘Tour Judô’, evento da Confederação Brasileira de Judô, por meio do Ministério dos Esportes, em parceria com as federações estaduais e com a Cielo. A ação tem o objetivo de promover e disseminar a prática do judô na região nordeste do país por meio da combinação da experimentação esportiva e do convívio social.

São Luís é a terceira cidade do Nordeste a receber o Tour, que percorrerá, em seis meses, 13 municípios em vários estados do nordeste brasileiro. A expectativa da Confederação é atender aproximadamente 15 mil jovens, despertando entre eles a vontade de praticar o esporte em seu cotidiano, desenvolvendo habilidades e valores, ultrapassando as fronteiras das arenas esportivas e influenciando a vida de todos.

O representante da Confederação, que coordena as visitas nas escolas, Carlos Paiva, explica que o judô ensina aos atletas que estes devem estar preparados para a queda. “O intuito do projeto não é só divulgar o esporte, divulgar a modalidade. O judô filosoficamente nos ensina que quando estamos preparados para a queda, estamos preparados para outros desafios maiores. O intuito da CBJ não é só divulgar o judô, mas trazer para os jovens das escolas que eles podem usar o judô para aprender a lidar com as dificuldades do dia a dia”, destacou.

Antônio Pedro é estudante do 2º ano do São Operário e conta empolgado sobre sua participação no Tour. “Foi indescritível. Até então o contato que tinha com o esporte foi somente pela televisão. Sempre foi distante. Esta é a primeira vez que tenho um contato mais próximo. Fiquei muito motivado e pretendo procurar uma academia para praticar”, disse.

Durante o evento, os representantes da Confederação conversaram com os estudantes e os atletas presentes demonstraram um pouco sobre a prática do do judô. A sensei Rosiane Cutrim era uma das atletas presentes. Praticante da modalidade há 20 anos, Rosiane é a primeira mulher a obter a faixa preta no esporte no Maranhão. “Muito importante o projeto. Eu como profissional da educação física e fisioterapeuta sempre trago comigo a filosofia do judô, que é sempre persistir, ter disciplina, respeito, nunca desistir do que realmente desejamos ter, porque sempre acontecerá as quedas. Sempre temos que treinar para cair e saber levantar para ir de novo à luta. Eu sempre carrego essa filosofia. Muito gratificante. Ainda hoje a participação das mulheres no judô ainda é pequena”.

Em São Luís, o Tour Judô percorrerá 20 escolas públicas da rede estadual até 4 de novembro e, a partir do dia 03, será instalada a arena de judô no Shopping da Ilha, onde serão atendidas escolas da região e o público espontâneo. A abertura para toda a população será em 4 de novembro (sexta-feira) às 10h. A arena ficará na cidade até o dia 05/11 às 20h, com entrada gratuita.

image

Fonte: Seduc
Fotos: Lauro Vasconcelos/Seduc

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI