5/10/2016 5:59 pm

Projeto ‘Um Por Todos’ leva ação para escolas atingidas por incêndios criminosos

IMG-20161005-WA0013[1]As escolas da rede estadual de ensino que sofreram ataques criminosos na última semana receberão, nos próximos dias, ações do projeto ‘Um Por Todos’, promovido pela Controladoria Geral da União (CGU) com o apoio da Rede de Controle da Gestão Pública, da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretaria Municipal de Educação de São Luís e é coordenado pelo Núcleo de Ação de Ouvidoria e Prevenção à Corrupção (NAOP) da CGU.

A CGU vai realizar uma série de visitas às escolas atingidas levando atividades como contação de histórias, brincadeiras e jogos educativos, dentre eles o ‘Ludo da Cidadania’, que simula situações de gestão pública, escolar e lições sobre direitos e deveres.

“A ideia consiste em realizar atividades lúdicas nas escolas atingidas por vandalismo na última semana e com isso levantar a autoestima dos alunos”, relatou o chefe da Regional/MA, Francisco Alves Moreira.

De acordo com Welliton Resende, coordenador do Núcleo de Ação de Ouvidoria e Prevenção à Corrupção da CGU, as ações devem chegar a cerca de 10 escolas estaduais, além de unidades municipais. “De acordo com a demanda apresentadas pelas escolas, vamos organizar um cronograma de visitas e atividades”, explicou.

Para o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, a ação é fundamental para a comunidade escolar na medida em que trabalhará temas como cidadania. “A escola é um espaço de formação cidadã, portanto, essa é uma iniciativa que terá total apoio do governo do estado”, disse.

Atualmente cerca de 30 escolas da Unidade Regional de Educação (URE) de São Luís participam do projeto.