23/10/2015 1:24 pm

Projetos inovadores desenvolvidos por estudantes são destaque na SNCT

Estudantes apresentam vassoura flexível desenvolvida em sala de aula

Estudantes apresentam vassoura flexível desenvolvida em sala de aula

Uma vassoura flexível, que facilita a limpeza debaixo de móveis e uma mochila capaz de dar choque comandado por um controle remoto em caso de assalto. Esses são alguns dos produtos desenvolvidos pelos estudantes do CE Mario Martins Meireles, escola do Sistema Estadual de Ensino, durante a Feira de Inovações, realizada na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). A programação acontece até esta sexta-feira (23), na sede da escola, localizada na Estiva.

A programação iniciou na quarta-feira (21) tem como objetivo despertar na comunidade escolar o interesse em inovação e tecnologias que contribuam para a criação de uma sociedade sustentável e apresentar aos estudantes uma nova maneira de ver o conteúdo apresentado em sala de aula.

Estão sendo realizadas atividades didáticas desenvolvidas pelos estudantes da segunda e terceira séries do Ensino Médio e coordenados por professores de Química, Física e Arte.

Para o professor Ricardson Silva, coordenador geral do projeto, as atividades ajudam no processo de formação dos estudantes. “Eles podem pôr em prática tudo o que aprendem dentro da sala de aula, somada à teoria ministrada pelos professores. Isso ajuda a concretizar o conhecimento adquirido em sala”, apontou.

Mochila com controle de segurança demonstrada por estudantes

Mochila com controle de segurança demonstrada por estudantes

O estudante Felipe da Silva Pereira, de 17 anos, destaca que “essas programações na escola podem dar um norte muito preciso para os estudantes que querem ingressar nas áreas ligadas às ciências exatas. Ter momentos como esse na escola é fundamental para uma formação adequada do estudante” disse.

Programação

Nesta sexta-feira serão apresentados, a partir das 9h às 12h, novos trabalhos inovadores como um sistema de aproveitamento de água residencial; uma faixa de pedestres luminosa; e um bebedouro escolar econômico. Nesta quinta os estudantes também demonstraram o processo de produção de etanol por meio da garapa da cana de açúcar utilizando o cloreto de sódio na mistura; barreira de futebol mecânica: um equipamento para treino de futebol; lixeira ecológica e Filtro feito com película de casca de ovo.

Texto: Robert Willian
Fotos: Matheus Marques e Arquivo escola

 

 

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI