6/05/2016 1:46 pm

Prorrogadas as inscrições para a Olimpíada de Língua Portuguesa 2016

Foram prorrogadas até o próximo dia 16 (segunda-feira), as inscrições para a 5ª Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro (OLP/2016). As inscrições devem ser feitas pela internet no Portal Escrevendo o Futuro (https:/www.escrvendoofuturo.org.br). Podem inscrever-se estudantes e os professores de Língua Portuguesa da rede pública, que lecionam no Ensino Fundamental (5º a 9º ano) e no Ensino Médio (1º ao 3ºano).

No Maranhão, até esta sexta-feira (06), de acordo com dados do MEC, das 217 Secretarias Municipais de Educação, 167 fizeram adesão. O total parcial é de 7.559 estudantes e 3.704 professores inscritos representando 1.814 escolas, incluindo unidades da Rede Estadual.

A ‘Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro’ é um concurso de produção de textos para alunos e professores de escolas públicas brasileiras, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, nas seguintes categorias: Poema5º e 6º anos do Ensino Fundamental; Memórias literárias 7º e 8º anos do Ensino Fundamental;                  Crônica 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio; e             Artigo de opinião – 2º e 3º anos do Ensino Médio.

A OLP premia: os 500 alunos semifinalistas e seus professores, com medalhas, livros e participação em oficinas culturais e de formação.  Os 152 alunos finalistas e seus professores, recebem medalha e tablet. Já os 20 alunos vencedores e seus professores levam medalhas, notebooks e impressoras.

Além de estudantes e professores, também serão premiadas as escolas dos 152 finalistas, com placa de homenagem. E as escolas dos 20 vencedores com dez computadores, uma impressora, projetor, telão para projeção e livros.

Parceira do Ministério da Educação (MEC), na OLP, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) orienta as Unidades Regionais de Educação (UREs) a mobilizarem suas escolas a fim de oportunizar aos estudantes a participação na OLP.

Para além da seleção e premiação de textos, a Olimpíada propõe para o professor de Língua Portuguesa uma formação que o auxilie na reflexão e compreensão da função social da escrita, fortalecendo o seu trabalho em sala de aula.

A experiência de produção de textos possibilita aos alunos a ampliação de suas competências na linguagem oral, na leitura e na escrita, além de aprofundar o olhar sobre o lugar em que vivem, aproximando a comunidade da escola.