30/08/2017 9:46 am

Prorrogadas inscrições para o Prêmio Professores do Brasil

Foram prorrogadas, até a próxima segunda-feira (4), as inscrições para o Prêmio Professores do Brasil (PPB), uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com diversas instituições, objetivando reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria do processo ensino-aprendizagem desenvolvido nas salas de aula.

As inscrições podem ser feito no endereço eletrônico: http:/premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br/ -, no qual também estão disponíveis o regulamento e as demais informações. Os professores de escolas públicas da educação básica devem enviar um relato de prática pedagógica desenvolvida com seus alunos, que será avaliado e poderá ser selecionado para uma premiação estadual, regional e nacional.

De acordo com a filosofia do Prêmio, registrar uma experiência, um processo vivido ou mesmo uma conversa entre alunos e professores é uma forma de sistematizar o conhecimento do professor. Assim, além de participar do processo de premiação, os professores desenvolvem um exercício de reflexão sobre a própria prática, o que garante o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem.

O Prêmio também objetiva valorizar o papel dos professores como agentes fundamentais no processo formativo das novas gerações, bem como dar visibilidade às experiências pedagógicas conduzidas pelos professores, consideradas exitosas, e que sejam passíveis de adoção por outros docentes e pelos sistemas de ensino. Além disso, visa contribuir com o processo de formação continuada de docentes da rede pública de ensino, por isso, nesta edição há a oferta do curso autoinstrucional “Na trilha das boas práticas”, que busca orientar os professores quanto à apresentação de práticas pedagógicas exitosas.

Cada professor poderá inscrever-se em uma das seis categorias seguintes: Creche; Pré-escola; Ciclo de Alfabetização (1º, 2º e 3º anos); 4º e 5º anos do Ensino Fundamental; Anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Poderão ser inscritos relatos de prática docente com resultados comprovados durante o ano letivo de 2016 ou 2017, até o final do período de inscrições. Serão premiados os professores responsáveis pelos melhores relatos de prática pedagógica em cada uma das seis categorias, nos níveis estadual/distrital (placas), regional (R$ 7.000,00 e viagem para a Irlanda) e nacional (R$ 5.000,00 e troféu).

Os participantes também poderão concorrer a outras premiações caso o relato inscrito esteja relacionado a uma destas temáticas: Esporte com estratégia de aprendizagem; Conservação e uso consciente da água; Estímulo ao conhecimento científico por meio da inovação; Uso das TICs no processo de inovação educacional.