7/06/2016 8:21 pm

Prorrogado o prazo de inscrições para o Parlamento Jovem Brasileiro

Foi prorrogado até o dia 19 de junho, o prazo para as inscrições no Programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), direcionado aos alunos do ensino médio de escolas públicas e particulares, vivenciem o processo democrático, por meio da participação de uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, com diplomação, posse e exercício do mandato. O programa, também, visa estimular nas escolas a discussão de temas como política, cidadania e participação popular. Por outro lado, a prorrogação da data limite das inscrições não altera o cronograma nacional com prazos para realização das atividades do programa.

O PJB é um programa promovido pela Câmara dos Deputados, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e as Secretarias Estaduais de Educação. Podem participar estudantes com idade entre 16 e 22 anos, matriculados no ensino médio ou técnico de escolas públicas e particulares (matriculados no 2º ou 3º ano do ensino médio ou no 2º, 3º ou 4º ano do ensino técnico, na modalidade integrada ao ensino médio).

Para participar, é necessário elaborar um projeto de lei que leve em conta a realidade local ou nacional, observando os problemas que precisam de solução, sugerindo possíveis alternativas. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição no endereço eletrônico da Câmara Federal (http:/www2.camara.leg.br/responsabilidade-social/parlamentojovem), que deve ser impressa e enviada junto com toda a documentação necessária à Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

O testemunho de quem viveu a experiência

O estudante Bruno de Sousa Noleto, que participou do PJB/2015, afirma que foi uma experiência que levará para a vida toda. “Tive a honra de participar do Parlamento Jovem Brasileiro, que por si é uma aula de legislação e cidadania, pois o mesmo proporciona uma vivência em meio à organização do nosso país, dando espaço ao jovem para expor aquilo que julga necessário para o andamento da liberdade e do alcance da igualdade e dos direitos de cada um,” destacou Bruno,que agora representa o Maranhão do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM). “A busca por uma educação formadora de cidadãos, foi o caminho que me levou a representar o meu estado dentro desse projeto. Tenho uma missão até setembro de 2016 no Parlamento Juvenil do Mercosul, que é a de levantar a juventude maranhense, a fim de construir uma educação humanitária, Juvenil e participativa, um ensino médio que queremos,” acentuou.

Para Leonardo Almeida, estudante do C.E Bernardo Coelho de Almeida, em São Luís, que também participou do PJB -2015 foi uma experiência enriquecedora. “É muito difícil traduzir em palavras todas as emoções, vivências, amizades e aprendizados que fiz na capital federal. O PJB, é muito mais do que aprender sobre o Poder Legislativo, é mostrar ao jovem, de uma forma democrática, a importância que ele tem na sociedade”, destacou Leonardo, que também aproveitou para mandar um recado aos estudantes que ainda estão pensando em participar do programa. “Se você quer exercitar sua cidadania, vivenciar o processo legislativo e fazer a diferença no país, corra logo e bote sua ideia no papel. Não Perca tempo! O Parlamento Jovem Brasileiro precisa de você!” salientou.

Projetos

Os projetos de lei elaborados pelos estudantes devem ser encaminhados às Unidades Regionais de Educação (UREs) e estas devem enviar para a Secretaria Adjunta de Projetos Especiais da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) ou enviar para o endereço eletrônico pjp2016.seducma@gmail.com ou ainda via Sedex para Rua Edmundo Calheiros , N 05,Q-45, São Francisco, CEP: 65.076-390, aos cuidados da coordenadora estadual do PJB, professora Rose de Carvalho (98 981556070).

7/06/2016 8:21 pm

Prorrogado o prazo de inscrições para o Parlamento Jovem Brasileiro