Quase dois mil estudantes foram beneficiados com a entrega de mais quatro escolas revitalizadas pelo Governo do Maranhão, nesta segunda-feira (24). As unidades da rede pública estadual ficam nos municípios de Anajatuba, Santa Luzia do Paruá e Governador Newton Bello, e, juntas, somam um investimento da ordem de mais de R$ 500 mil, por meio do Programa Escola Digna, que está construindo, reformando e revitalizando escolas em todo o Maranhão.
O Centro de Educação Quilombola Anajatubense fica no povoado quilombola Bacabal e atende aproximadamente 330 alunos matriculados no ensino médio. Ela é uma das 18 escolas Quilombolas da rede pública estadual do Maranhão. Fundada nos anos 80, a escola durante muito tempo funcionou em prédios cedidos, até ter a construção de seu prédio próprio iniciada. Porém, devido a vários impasses, a obra nunca foi concluída até que, em 2010, a comunidade escolar que na época usava a associação de moradores, decidiu ocupar a escola, mesmo com a construção inacabada. A gestora da escola conta que somente agora a obra foi concluída.
Durante as inaugurações, Governo entregou 1.996 uniformes para estudantes da rede estadual em Anajatuba
“No início deste ano, o secretário Felipe Camarão visitou a nossa escola e prometeu que faria os serviços de acabamento e revitalização. E hoje está aqui para entregar a escola revitalizada, e finalmente ela está sendo inaugurada oficialmente. Estamos tão felizes que não temos palavras, apenas queremos dizer muito obrigada ao governo do Maranhão”, enfatizou a gestora geral da escola, Maria Vilanir Viana.
No C.E Nina Rodrigues, também em Anajatuba, os serviços de revisão e melhorias no telhado, instalação de forro, recuperação de banheiros, revisão das instalações elétrica e hidráulica, pintura, entre outros serviços, deram novos ares à escola que tem oito salas de aula, laboratório, biblioteca, pátio, além de espaços administrativos. “É um sentimento de muita gratidão ao Governo do Estado por essa iniciativa de dar mais dignidade aos nossos alunos, professores e demais funcionários. Este momento aqui mostra que o governo está empenhado em transformar a nossa escola em um espaço digno”, destacou a gestora geral em exercício, Ingrid Lituânia.
Thyenia Mendes é ex-aluna do C.E. Nina Rodrigues e compareceu na inauguração para olhar de perto a mudança na escola. “A diferença na escola é perceptível. Podemos observar que deu uma boa melhorada de infraestrutura, as salas estão mais aconchegantes, o que proporciona para o aluno melhor aprendizado, porque na época que eu estudava aqui eu lembro que o telhado tinha ninho de pardais, era totalmente desproporcional para o aluno ter um estudo de qualidade. Anajatuba e a escola Nina Rodrigues foi por muitos anos esquecida, então isso gratifica pra mim como ex-aluna, como moradora da cidade e como filha de uma educadora que aqui trabalha”, declarou.
O Governo do Maranhão entregou também em Anajatuba, 1.996 uniformes que beneficiarão aproximadamente mil alunos das escolas da rede estadual.
Governador Newton Belo
Em Governador Newton Bello, lideranças políticas do município e de cidades vizinhas prestigiaram a revitalização do C.E. Antônio Macedo de Almeida, que há quase 30 anos esperava por uma reforma significativa. Os serviços no prédio escolar beneficiarão além dos alunos da rede pública estadual, também estudantes do município, que utilizam o prédio no período da manhã. Além de melhorias nas cinco salas de aulas, calçamentos internos e externos, revisão no telhado, troca de forro, completa troca de piso, a escola também recebeu mobília e equipamentos novos, que deixaram a comunidade em estado de felicidade.
“Quando eu cheguei nessa escola há três anos, essa escola estava em péssimo estado e nos entristecia. Então, quando a gente vive esse momento, hoje, temos motivos pra nos emocionar e agradecer a esse governo que está fazendo muito pela educação do Maranhão”, pontuou emocionada a diretora geral do centro de ensino, Lina Sousa.
“Eu estou aqui há 25 anos, e neste período vi pequenos reparos nessa escola. Essa é a primeira reforma de verdade que vejo. Isso nos deixa feliz. Junto com a reforma nós ganhamos mobília nova e equipamentos tecnológicos que vão ajudar a melhorar a autoestima dos alunos e o trabalho dos professores”, enfatizou Vasni Santos de Moura, professor de Filosofia da escola.
Durante a inauguração, o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, anunciou que em breve o município receberá a construção de um ginásio poliesportivo com uma academia da saúde, que serão construídos em todos os municípios maranhenses integrantes do ‘Plano Mais IDH’.
“A educação vem sendo tratada no Maranhão com o valor e atenção que merece, por ser o principal elemento de transformação da pessoa humana. Durante toda esta semana teremos mais entregas, que representam dignidade para alunos e professores, como muito tenho ouvido durante esses meses em que rotineiramente estou indo nas escolas, seja para conhecer os seus problemas e junto com a comunidade escolar encontrar soluções, ou para fazer o que estou fazendo hoje em 3 municípios maranhenses: entregando espaços dignos, para alunos e professores”, diz Felipe Camarão.
Santa Luzia do Paruá
Há cerca de 20 anos sem receber melhorias em sua estrutura, o C.E. Cleobeto de Oliveira, também foi revitalizado para dar mais conforto e dignidade ao processo de ensino e aprendizagem da comunidade escolar. A escola que tem 495 alunos, matriculados nos três turnos, recebeu melhorias em toda sua cobertura, banheiros, adequação da cozinha, instalação de forro, quadros novos, e foi beneficiada com a troca de toda a instalação elétrica. De acordo com a gestora geral, Ozielita de Sena Coelho, a escola foi construída em 1984, e sua reforma era um anseio de toda a comunidade.
“Obrigada ao governador Flávio Dino, o governador da educação, por ter ouvido os nossos apelos. Tantos anos esperamos por esta reforma e isso muito nos enche de orgulho. Essa reforma não é somente para alunos e professores, mas sim para toda a comunidade. Agora clamo para que os alunos tratem como um patrimônio deles”, ressaltou a gestora.
Mais fotos:
Fonte: Seduc
Texto: Luana Muriella
Fotos/Divulgação
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI