30/10/2023 1:07 pm

Realizada pela Seduc, Semana de Ciência e Tecnologia tem participação recorde de público

“Aqui são meninos e meninas da periferia na faixa de 15 a 17 anos, não apenas falando sobre ciências, mas fazendo ciências”, declara emocionado, Thiago Anjos, gestor do IEMA Tamancão, que incentivou a participação dos alunos na Semana de Ciência e Tecnologia da Rede de Educação Profissional e Integral. O evento, realizado pela Secretaria de Educação do Maranhão (Seduc), aconteceu nos dias 26 e 27 de outubro, no prédio do Curso de Geografia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), e reuniu cerca de 2 mil pessoas.

Com o tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”, o evento reuniu estudantes, professores e gestores da rede pública estadual e a comunidade em geral. Centenas de estudantes visitaram as exposições, que incluíram um campeonato de robótica e o lançamento de foguete.

“A realização desse evento foi bastante exitosa porque tivemos estudantes da rede profissional e integral expondo projetos que foram desenvolvidos na própria sala de aula. Isso demonstra o quanto a Educação de nosso estado tem investido no desenvolvimento de nossos alunos no âmbito das áreas científica e tecnológica”, pontua Josélia Castro, Superintendente de Ensino Profissional e Integral da Seduc.

Sobre a Semana

Alinhada à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a Semana de Ciência e Tecnologia da Rede de Educação Profissional e Integral abordou o tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”, em alusão ao Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável 2022-23, definido pela Organização das Nações Unidas e a Unesco.

Com mais de 200 propostas aprovadas, dentre elas, palestras, mesas-redondas, minicursos, oficinas, mostras científicas, torneio de robótica, lançamento de livros e atrações culturais, o evento despertou a curiosidade dos alunos que participaram da programação, incentivando-os a trabalhar em novos projetos científicos e tecnológicos.

“Foram muitas experiências que irão nos ajudar no nosso crescimento enquanto estudantes e na nossa formação nas áreas de programação, montagem, entre outros. Este evento foi de grande importância para nos ajudar a trabalhar em equipe, a interagir com estudantes de outras escolas, além de melhorar nossas notas e médias nas atividades desenvolvidas em salas de aula”, ressalta William Silva França, 17 anos, estudante do segundo ano do ensino médio do Centro Educa Mais Dayse Galvão de Sousa, na Vila Embratel, em São Luís.

A Semana de Ciência e Tecnologia da Rede de Educação Profissional e Integral teve sua proposta institucional aprovada na Chamada CNPq/MCTI nº 01/2023 – Semana Nacional de Ciência e Tecnologia SNCT 2023, patrocinada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e com o apoio da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

 

Fonte: Seduc
Fotos: Aretha Ramos
Texto: Kelly Morais

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

Ouvidoria
0800 280 0166
(98) 3194-7721
(98) 3194-7722

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI