1/09/2016 10:46 pm

Reconstrução de Escolas dignas já beneficiaram mais de 30 mil estudantes maranhenses

“A escola é mais do que quatro paredes; é clima, espírito de trabalho, produção de aprendizagem, relações sociais de formação de pessoas. O espaço tem que gerar ideias, sentimentos, movimentos no sentido da busca do conhecimento; tem que despertar interesse em aprender; além de ser alegre, aprazível e confortável, tem que ser pedagógico. Há uma ‘docência do espaço’”, a declaração é do especialista em Educação Infantil, Vital Didonet, reconhecido mundialmente por seu trabalho e parece se encaixar perfeitamente com a nova política de educação adotado pelo Maranhão.

Em um ano e meio de gestão, mais de 55 escolas já passaram por reformas completas e climatização das salas de aulas, por meio do ‘Escola Digna’, um dos principais programas da gestão Flávio Dino à frente do Governo do Estado.

Dentre as escolas reconstruídas, o programa ainda conta com a substituição completa de escolas de taipa ou sem condições de atender estudantes dos ensinos fundamental e médio, por prédios de alvenaria, climatizado e equipados. “O Escola Digna é um compromisso de governo com a Educação, é um compromisso do Governador Flávio Dino em transformar todas as escolas em dignas, com condições adequadas para a aprendizagem”, explica o secretário Estadual de Educação, Felipe Camarão.

O programa tem atendido um pleito antigo da comunidade escolar do estado que viu se passarem décadas sem que suas escolas recebessem nenhum tipo de manutenção ou atenção dos antigos governos estaduais. “Essa reforma é um sonho realizado para alunos e professores da CE Bandeiras. Toda a comunidade escolar se sente valorizada e incentivada a alçar novos e maiores voos”, comentou o gestor da CE Bandeirantes, Samuel Abreu. A reforma da escola de Zé Doca beneficia diretamente 850 alunos.

Só em agosto deste ano, 16 unidades foram devolvidas à comunidade escolar do estado, finalizando a quinta etapa de entregas e totalizando 55 prédios reconstruídos nas diversas regiões do estado. Mais de 35 mil estudantes de 38 municípios já foram beneficiadas com as reconstruções.

O estudante, Marcos Paulo, de 15 anos, é aluno do 2° ano do CE Bandeirante e falou da importância de receber uma nova estrutura escolar. “A escola ficou muito boa. Com as salas de aula mais confortáveis. Isso melhora nossa concentração, o aprendizado”, afirmou o aluno.

Até o fim desta primeira fase, o ‘Escola Digna’ ainda entregará mais de 60 Centros de Ensino, contemplando 39 municípios de diversas regiões do estado. Os investimentos na ordem de R$ 90 milhões, irão beneficiar diretamente mais de 40 mil estudantes, centenas de professores e funcionários das unidades escolares.

Além das reformas, 300 escolas já passaram por manutenção em todas as regiões do estado.

Estrutura

As reformas contemplam a troca de telhados e pisos, renovação de instalações hidráulicas e elétricas, pintura das paredes, instalações de ar condicionados nas salas de aula. Instalação de novos quadros, reforma de banheiros, substituição de portas e de luminárias, instalação da subestação de energia elétrica, e, em algumas unidades, nova adequação dos espaços de lazer, entre outros.

 Fonte: Secap
Texto: Fabiana Akira

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI