16/08/2016 9:51 pm

Área interna do CE Djalma Cruz, em Cândido Mendes

“A obra realizada nesta escola foi muito além do que esperávamos. Acreditávamos que seriam feitos reparos, porém da estrutura antiga praticamente nada foi aproveitado, tudo é novo. A escola foi praticamente colocada em baixo e construída uma nova”. Esta é a avaliação do gestor geral do C.E. Djalma Cruz, Willame Sérgio Matos. A escola que fica no município de Cândido Mendes integra a lista das 50 escolas reconstruídas que já foram entregues pelo Governo do Maranhão.

Às vésperas de completar 24 anos, esta é a primeira reforma realizada na escola, que foi inaugurada em setembro de 1992. Toda a parte estrutural da escola foi reforçada, de modo a garantir mais segurança a alunos e professores, que alegavam que antes as paredes balançavam com qualquer movimento. Além disso, foi trocado todo o telhado, sistemas elétrico e hidráulico, portas, janelas, reboco e revestimento das paredes, piso, e instalado forro e ar condicionado nas salas de aula e de professores. Foram readequados todos os banheiros e construído um para atender pessoas com deficiência.

Secretário Jefferson Portela e o aluno Marcelo Sallas durante a inauguração do CE Djalma Cruz

“Esta escola é a mais bonita que estudei. Vou conversar com todos os alunos para a conservarmos e mantê-la linda como está”, disse Marcelo Sallas, representante dos alunos no Colegiado Escolar.

Quem convivia com a antiga estrutura, elogia a reforma. “Ela não tinha muitos recursos. As salas eram muito acabadas, os quadros eram ruins, sem estrutura adequada para gente. Agora ficou um espaço bem melhor para estudarmos e prestarmos mais atenção nas aulas. Pois uma escola que não é adequada atrapalha a gente de estudar, de aprender”, disse Vitória Letícia Ramalho, 16, que faz 2º ano no C.E. Djalma Cruz.

Opinião dividida por Georgia de Jesus Ribeiro, 14, que também cursa o 2° ano. “A escola era quebrada, tinha muito cupim, o teto era todo desarrumado, o bebedouro era quebrado. Gostei demais. A sala está climatizada, o piso limpo. Gostei também do bebedouro e banheiro que antes eram muito ruins. Agora vai dar mais vontade de estudar e vir para escola”, afirmou.

Agora, com investimentos na ordem de R$ 1,4 milhão, os mais de 1.500 m² do C.E. Djalma Cruz foram reconstruídos, oferecendo mais conforto e dignidade aos quase 700 alunos do município que estudam na unidade e a todo corpo docente.

Tuntum

Foto 3_Divulgação_Seduc_16082016 - Reconstrução de escolas supera expectativa de alunos e professores em Cândido Mendes e Tuntum

Secretário de Educação, Felipe Camarão, e o secretário adjunto, Anderson Lindoso entregam certificado à estudante representante do Grêmio Estudantil de Tuntum

A inauguração do Centro de Ensino Isaac Martins, no sábado (13), em Tuntum, também teve um significado especial para alunos, pais, professores e corpo técnico da escola. É que no ano passado o prédio precisou ser interditado, devido a um desabamento de parte do telhado, e a comunidade escolar foi deslocada para uma unidade do município. Foi investido na reconstrução do CE Isaac Martins, o montante de R$ 858.326,20.

“Essa reforma é um marco porque simboliza o resultado de anos de anseio por melhorias. Hoje, o sentimento que nos envolve é de alegria. Tenho certeza que essa reforma vai fazer diferença nas aulas, no trabalho dos professores”, destacou a estudante Edissandra Dias Amador, do 3º ano do Ensino Médio.

Para o secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão, a reconstrução da escola Isaac Martins foi um compromisso assumido pelo governador Flávio Dino com a comunidade estudantil de Tuntum. “Hoje estamos comemorando a entrega dessa escola que há um ano não tinha condições de receber seus alunos e professores, como muitas unidades escolares que sofreram com anos sem reformas. Com muito trabalho e dedicação, estamos tornando nossas escolas em ambientes acolhedores, seguros e, sobretudo, adequado para o ensino e aprendizagem com qualidade”, pontuou.

Grêmios

Durante a solenidade de entrega da Isaac Martins, estudantes da escola e de outros dois centros de ensino José Pinheiro e Estado do Maranhão foram empossados como membros dos grêmios estudantis.

Representando o grêmio do CE Isaac Martins, o estudante Ruan Carlos Araújo Silva, agradeceu pela reforma. “Agradecemos por tudo e como representação dos estudantes vamos trabalhar para que todos cuidem e zelem pela nova escola”, disse.

Foto 4_Divulgação_Seduc_16082016 - Reconstrução de escolas supera expectativa de alunos e professores em Cândido Mendes e Tuntum

O estudante Ruan Carlos Araújo Silva (esquerda) descerrou a placa de inauguração com as autoridades

Texto: Luana Müriella e Raphael Garreto
Fotos/Divulgação