25/01/2019 12:04 pm

Rede estadual de ensino é reconhecida pelo trabalho de prevenção às drogas

14131_dsc_4591_6099799031595895666

Professor José Arimateia da Conceição recebeu o prêmio representando a Seduc

Ações de prevenção às drogas no ambiente escolar, como a criação de aproximadamente 400 Conselhos Escolares sobre Drogas, formações específicas para profissionais da educação, oficinas, palestras educativas, entre outras, desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), foram reconhecidas pela Rede Maranhense de Diálogos sobre Drogas (Remadd), com o Prêmio Remadd 2018.

Durante solenidade que aconteceu nesta quinta-feira (24), no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, gestores escolares de um Centro de Ensino da capital e de mais dois municípios foram premiados pelo trabalho que realizam com destaque no desenvolvimento e implantação das Políticas Sobre Drogas.

“Receber esse prêmio é motivo de orgulho, lisonjeio e, acima de tudo, de gratidão a Deus, à comunidade escolar, a todos os jovens que ajudo e contribuo para que tenham melhores perspectivas de futuro”, disse Wilson dos Santos Chagas, gestor do CE Maria José Aragão, no bairro Cidade Operária.

“É um reconhecimento do trabalho que se faz no ‘Maria José Argão’, porque corrobora a importância da educação aliada à arte para o sucesso dos jovens”, revelou o gestor.

Vera Lúcia Soares da Silva, gestora do CE Joaquim Aroso, no município de Raposa, foi premiada

A professora Vera Lúcia Soares da Silva, gestora do CE Joaquim Aroso, no município de Raposa, disse se sentir honrada pela homenagem. “Foram dois anos de trabalho, com visita aos centros de recuperação, oficinas, palestras com a Ronda Escolar, gincanas temáticas sobre o tema e muitas outras ações. Sinto-me privilegiada e honrada pelo trabalho”, destacou.

O CE Rubem Almeida, de Pinheiro, também foi uma das escolas premiadas. “Com o Conselho Escolar sobre Drogas, fizemos muitas intervenções. Em parceria com a Universidade Federal de Educação e o CREAS realizamos ações de prevenção às drogas, ao suicídio, com palestras e acompanhamento familiar dos jovens”, enumerou.

De acordo com o coordenador dos projetos de prevenção às drogas na Seduc e conselheiro estadual de políticas sobre drogas, José Arimateia da Conceição, a secretaria tem trabalhado tanto na formação dos conselheiros escolares quanto dos estudantes.

“A Seduc orienta frequentemente os conselheiros e tem em cada regional um técnico de referência como articulador da temática nas escolas. Por conta disso, muitas escolas têm realizado belíssimos trabalhos importantes que ajudam de forma educativa no combate às drogas”, ressaltou.

Posteriormente, serão homenageadas pela Remadd escolas localizadas diferentes regionais do estado: Newton Neves (URE Itapecuru); Santos Dumont (Caxias); Hermano José Leopoldino Filho (Coroatá); José Malaquias (Anexo Povoado Ludovico, município Lago do Junco); Pio XI (Barra do Corda); Bandeirante (Zé Doca); Jansen Velloso (Pio XII); José Neves de Oliveira (Itinga); Urbano Rocha (Imperatriz) e Raimundo Araújo (Chapadinha).

Fotos: Antônio Martins
25/01/2019