28/02/2016 5:46 pm

Rede estadual de ensino intensifica ações de combate ao Aedes aegypyt

Em todo o Maranhão, as escolas do Sistema Estadual de Ensino estão mobilizadas no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Chikungunya e Zika vírus. Na sexta-feira (26), a comunidade escolar do Centro de Ensino (CE) Dorilene Silva Castro, no Coroadinho, participou de mobilização contra o Aedes aegypti.

A abertura do evento foi acompanhada por pais, professores e também representantes do Governo do Estado, como a secretária de Educação, Áurea Prazeres, e os secretários adjuntos Odair José (Projetos Especiais) e Fábio Rondon (Gestão das Unidades Regionais de Educação). O evento foi aberto com a apresentação da banda marcial Henrique de La Roque.

Durante o evento, os estudantes se vestiram de mosquito, agentes de saúde e donas de casa e apresentaram paródias e peças teatrais, cuja temática foi o mosquito e as doenças que ele transmite. Em duas das peças, eles abordaram a importância de abrir as portas das casas para receber os agentes de saúde e ficar atentos às orientações repassadas pelos profissionais, especialmente os cuidados para evitar que o quintal se transforme em criadouro do mosquito.

“Estou muito feliz em estar aqui, falando para os meus colegas, apresentado paródias de músicas que a gente conhece muito bem, peças teatrais, tudo de uma maneira muito simples e direta, como a gente sabe fazer e falar. É uma maneira legal de compartilhar as informações sobre esse mosquito, que a gente tem certeza, não é maior que o nosso desejo de vencer essa batalha”, disse Daniel Araújo, estudante do segundo ano.

A secretária Áurea Prazeres, que acompanhou todas as apresentações, lembrou que cada pessoa deve estar envolvida na luta contra o Aedes. “Vocês são protagonistas de toda essa ação que é tão importante no combate ao mosquito, que se transformou num grave problema de saúde. O trabalho que vocês estão fazendo pode fazer diferença na comunidade. Façam passeata, saiam de casa em casa, levem informação, levem o conhecimento que vocês mostraram aqui. Estou feliz com o que vi e ouvi. Vocês estão ‘empoderados’ de informação, e nós sabemos que informação é a principal arma contra esse mosquito”, enfatizou a secretária.

A mobilização dos estudantes ocorreu nos dois turnos e envolveu toda a comunidade escolar. Além do “Dia ‘D’ de Zika Zero na escola”, o assunto tem sido tema de trabalho em sala de aula com os professores. Na próxima quarta-feira (2), estudantes e professores farão um mutirão para limpar a área no entorno da escola e levar informação à vizinhança.

As ações nas escolas contra o Aedes aegypti são coordenadas pela Seduc, por meio da Secretaria Adjunta de Projetos Especiais. “Nós precisamos envolver os nossos estudantes nessa temática que tem mexido com a vida do Brasil e do mundo. Quando nós envolvemos adolescentes e jovens falando para um público que tem a mesma idade e fala a mesma linguagem que eles, essa informação se torna mais eficaz e chega mais rápido. A Seduc sabe da importância de somarmos esforços nessa batalha que é de todos”, enfatizou professor Odair José.

Regionais

No município de Esperantinópolis, na regional de Pedreiras, a comunidade escolar dos Centros de Ensino João Almeida e Antônia Corrêa foram às ruas, em passeatas, para conscientizar a população sobre a importância de eliminar os focos do mosquito. Já na região da Baixada Maranhense, no município de São João Batista, a mobilização contra o Aedes nas escolas está marcada para o dia 1º de março e ocorrerá no auditório da Colônia de Pescadores, a partir das 7h30.

Fotos/Lauro Vasconcelos