A educação do Maranhão teve mais uma conquista nessa segunda-feira (20), com a aprovação dos Referenciais Curriculares da Educação de Jovens e Adultos; Educação Indígena; Educação Quilombola e Educação do Campo. Representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), de outros órgãos e de movimentos sociais participaram do encontro, promovido pelo Conselho Estadual de Educação do Maranhão (CEE-MA), por meio da plataforma Google Meet.
O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, ressaltou que a aprovação dos Referenciais é uma vitória de todos os maranhenses e agradeceu ao Conselho e a todos que participaram dos debates para a construção do documento, visando ao fortalecimento da educação no estado.
“Hoje, para nós, é um dia muito especial, uma conquista da educação maranhense e de muitas pessoas que esperaram por este momento. Eu quero agradecer a todos vocês pelo esforço coletivo que gerou debates de muito tempo, de muitos anos. Tivemos uma parada, devido à pandemia, e depois voltamos, dialogamos novamente e hoje aprovamos. Em nome do povo do Maranhão, eu agradeço e sinto-me honrado em deixar com vocês, conselheiros e conselheiras, mais este legado”, exprimiu Camarão.
Os referenciais irão auxiliar nas orientações para elaboração e fortalecimento de propostas pedagógicas, dando amplitude ao ensino e assegurando diretos essenciais de aprendizagem e qualidade social em todos os processos escolares.
Os professores poderão planejar a partir de uma perspectiva inclusiva dentro das particularidades de cada atendimento, considerando as diferentes necessidades e caraterísticas das comunidades escolares constituintes do processo de ensinar e aprender, valorizando os saberes tradicionais, a territorialidade e especificidades de cada escola.
A presidente do CEE-MA, Soraia Raquel, destacou que os documentos chegando às escolas irão contribuir no processo pedagógico e fortalecerá a educação no estado, garantindo direitos aos maranhenses, respeitando suas especificidades e valorizando o conhecimento.
“É no espaço da escola que o processo pedagógico se materializa e acreditamos que esses documentos vão contribuir nessa materialização para oferta de uma educação que atenda a todos e a todas, respeitando as especificidades, garantindo, acima de tudo, o conhecimento, o acesso à educação, que é um direito subjetivo de todos e precisamos garantir uma educação com qualidade”, expressou.
A sessão de votação dos Referenciais Curriculares também contou com a presença da secretária adjunta de Gestão da Rede de Ensino e Aprendizagem da Seduc, Nadya Dutra; dos conselheiros; representantes do MST; do Fórum Estadual de Educação (FEE-MA); do Conselho Estadual de Igualdade Racial do Centro Roseli Nunes; do Supervisor das Modalidades e Diversidades Educacionais, Joseph Costa, além de técnicos da Seduc.
Fonte: Seduc
Fotos: Reprodução
21/12/2021
A educação do Maranhão teve mais uma conquista nessa segunda-feira (20), com a aprovação dos Referenciais Curriculares da Educação de Jovens e Adultos; Educação Indígena; Educação Quilombola e Educação do Campo. Representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), de outros órgãos e de movimentos sociais participaram do encontro, promovido pelo Conselho Estadual de Educação do Maranhão (CEE-MA), por meio da plataforma Google Meet.
O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, ressaltou que a aprovação dos Referenciais é uma vitória de todos os maranhenses e agradeceu ao Conselho e a todos que participaram dos debates para a construção do documento, visando ao fortalecimento da educação no estado.
“Hoje, para nós, é um dia muito especial, uma conquista da educação maranhense e de muitas pessoas que esperaram por este momento. Eu quero agradecer a todos vocês pelo esforço coletivo que gerou debates de muito tempo, de muitos anos. Tivemos uma parada, devido à pandemia, e depois voltamos, dialogamos novamente e hoje aprovamos. Em nome do povo do Maranhão, eu agradeço e sinto-me honrado em deixar com vocês, conselheiros e conselheiras, mais este legado”, exprimiu Camarão.
Os referenciais irão auxiliar nas orientações para elaboração e fortalecimento de propostas pedagógicas, dando amplitude ao ensino e assegurando diretos essenciais de aprendizagem e qualidade social em todos os processos escolares.
Os professores poderão planejar a partir de uma perspectiva inclusiva dentro das particularidades de cada atendimento, considerando as diferentes necessidades e caraterísticas das comunidades escolares constituintes do processo de ensinar e aprender, valorizando os saberes tradicionais, a territorialidade e especificidades de cada escola.
A presidente do CEE-MA, Soraia Raquel, destacou que os documentos chegando às escolas irão contribuir no processo pedagógico e fortalecerá a educação no estado, garantindo direitos aos maranhenses, respeitando suas especificidades e valorizando o conhecimento.
“É no espaço da escola que o processo pedagógico se materializa e acreditamos que esses documentos vão contribuir nessa materialização para oferta de uma educação que atenda a todos e a todas, respeitando as especificidades, garantindo, acima de tudo, o conhecimento, o acesso à educação, que é um direito subjetivo de todos e precisamos garantir uma educação com qualidade”, expressou.
A sessão de votação dos Referenciais Curriculares também contou com a presença da secretária adjunta de Gestão da Rede de Ensino e Aprendizagem da Seduc, Nadya Dutra; dos conselheiros; representantes do MST; do Fórum Estadual de Educação (FEE-MA); do Conselho Estadual de Igualdade Racial do Centro Roseli Nunes; do Supervisor das Modalidades e Diversidades Educacionais, Joseph Costa, além de técnicos da Seduc.
Fonte: Seduc
Fotos: Reprodução
21/12/2021
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