22/05/2019 5:42 pm

Reforma do CE Desembargador Sarney motiva comunidade escolar do tradicional centro de ensino

“É uma sensação muito boa, porque agora temos novos espaços de aprendizagem, como: laboratórios, sala de informática, biblioteca. Esses espaços vão contribuir muito para a nossa aprendizagem e eu agradeço muito mesmo, porque já passamos por situações muito difíceis na escola, antes da reforma. Agora, é muito motivador. Antes a estrutura estava precária, agora vai ser muito melhor, a escola é limpa e digna”. As palavras são de Liandra Ramos, estudante do Centro de Ensino Desembargador Sarney, escola da rede pública estadual inaugurada nesta quarta-feira (22) pelo Governo do Estado.

Com investimentos de aproximadamente R$ 1.300.000,00, a escola foi completamente reformada, após mais de uma década de espera. A nova estrutura animou muito a comunidade escolar, que recebeu a escola com muita empolgação.

O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão destacou que entregar uma escola com espaços adequados para a rotina escolar é uma das formas que o Governo do Maranhão tem atuado para garantir os meios necessários para uma adequada aprendizagem dos estudantes maranhenses. “O CE Desembargador Sarney é uma escola tradicional daqui do bairro do São Francisco que há décadas ansiava por uma reforma completa. E hoje, em nome do governador Flávio Dino, estou aqui para entregá-la para a comunidade escolar”, disse.

Secretário Felipe Camarão com a comunidade escolar do CE Dsembargador Sarney

“A escola ficou linda, com espaços fantásticos que contribuirão muito para a aprendizagem dos estudantes. Esta já é a terceira entrega que fazemos somente nesta semana e tem muito mais, em vários municípios maranhenses, pois nosso trabalho segue firme para cumprirmos a determinação do governador de chegarmos em todas as escolas, gradativamente”, ressaltou Camarão.

“Nós sofremos muito com uma estrutura precária por anos. Nós podemos dizer que esta data de hoje é um marco histórico na vida do CE Desembargador Sarney. Ganhamos espaços novos, com laboratórios de ciência, contemplando os componentes curriculares física, química, matemática e biologia, ganhamos um laboratório de informática, revitalizamos nossa biblioteca. Agora temos uma estrutura totalmente diferente, com espaços estimuladores, tanto para o professor quanto para o aluno”, declarou a gestora geral Rosana Gomes.

Um dos grandes problemas estruturais na escola se encontrava na parte elétrica, que, por ser muito antiga, oscilava bastante e comprometia a rotina escolar, principalmente nos dias de chuva. “Agora, a gente pode dizer que as aulas serão diferentes, os professores poderão utilizar uma nova metodologia e os alunos com certeza aprenderão mais. Então, de fato, temos uma escola digna. Digna de respeito, digna de aprender, digna de trabalho, digna de estudo. Eu só tenho a agradecer, a equipe do CE Desembargador Sarney só tem a agradecer. É uma conquista para a comunidade escolar, é algo que a comunidade vinha pleiteando há muito tempo e hoje a gente está realizando esse sonho”, reforçou a gestora.

O CE Desembargador Sarney funciona nos três turnos e tem aproximadamente 600 estudantes matriculados, que afirmam estarem, agora, mais motivados para desenvolverem suas atividades diárias. “Agora as salas são climatizadas, temos biblioteca, melhorou muito, antes não tínhamos nada disso. Hoje, temos laboratório de ciências que vai melhorar muito o nosso aprendizado”, declarou a estudante Andressa Costa Viegas.

Biblioteca do CE Desembargador Sarney

“A sensação é muito boa, porque a nossa escola está com uma estrutura boa, até melhor do que muitas escolas particulares que eu conheço. O laboratório de ciências está fantástico, nossa biblioteca está muito variada, ela tem exemplares muito bons, as salas estão todas climatizadas, com ventiladores e ar condicionados, a escola está toda pintada, tem banheiro só para professor, tem banheiro só para aluno e a estrutura está fantástica, o pátio da escola está muito bonito, a área de lazer está linda”, afirmou Lívio Bruno, professor de História do Centro de Ensino.

“Nós,agora temos um auditório, então eu não vejo diferença nenhuma da estrutura física dessa escola, que é uma escola do Estado, para estruturas de outras escolas particulares de São Luís”, completou o professor.

“Fiquei lisonjeada em saber que a escola que estudei desde pequena está com essa estrutura, linda, ampla e com laboratórios. É bom saber que o governo está investindo em um espaço adequado para esses para os jovens da nossa comunidade. É uma escola digna”, disse Michele Viegas, conselheira tutelar do bairro São Francisco, que fez questão de ir à escola para conhecer a nova estrutura.

Fonte: Seduc
Texto: Luana Müriella