11/03/2022 11:12 am

Reforma do Ensino Médio: Regional de Educação de Imperatriz realiza oficina com gestores escolares e articuladores pedagógicos

O ano de 2022 será o palco de mudanças na Educação. Trata-se da REM (Reforma do Ensino Médio) que está acontecendo em todas as escolas do país para alinhar interesses profissionais, científicos e tecnológicos pela aprendizagem significativa para estudantes nesses novos tempos. Como parte desse processo, nessa semana, a Unidade Regional de Educação de Imperatriz realizou oficina sobre elaboração de disciplinas eletivas.

O encontro formativo foi marcado por um intenso estudo com a presença do Prof. Leonan Rodrigues, Articulador Estadual da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), que ministrou oficina sobre elaboração de disciplinas eletivas, o que na prática possibilitará aos estudantes optarem de modo transversal sobre qual carreira profissional pretendem seguir.

A URE de Imperatriz vem desenvolvendo uma força-tarefa de mobilização e pesquisa, juntamente com gestores escolares, professores e comunidade escolar para a implementação da REM. “Nossas escolas estão caminhando firmes e fortes nesse processo inicial da implementação da REM. As dificuldades são naturais porque estamos enfrentando um desafio novo e o novo é assustador, mas temos certeza de que estamos no caminho certo e de que vamos vencer este desafio com êxito”, concluiu Profa. Dra. Orleane Santana, gestora Regional de Educação.

No município, o articulador da SEDUC, Leonan Rodrigues, visitou algumas escolas e conversou com gestores e professores. “Nosso objetivo com a vinda à URE Imperatriz é principalmente escutar gestores e professores acerca da Reformulação do Ensino Médio no Maranhão. Nós temos algumas diretrizes que precisam ser cumpridas e não temos caráter de avaliação neste primeiro momento, mas de escuta atenta dos desafios, dos problemas enfrentados e aferir como as formações, os webinários, chegaram ao ‘chão da escola’ neste processo de implementação. E, com isso verificar experiências exitosas tanto de professores quanto da equipe gestora para que, de fato, possamos fazer os ajustes necessários naquilo que temos proposto para todas as UREs e Escolas”, explicou o professor Leonan.

Currículo

A implementação da reformulação do Ensino Médio será de forma gradual e neste processo, a Unidade Regional de Educação de Imperatriz deu os primeiros passos e está adiantada na implementação.

O modelo de ensino precisa estar sintonizado com os interesses de alunos, pais, professores e sociedade. E o novo currículo do Ensino Médio está, agora, organizado por áreas de conhecimento (parte geral) e pela parte diversificada, onde, entre outras inovações, está o projeto de vida.

Fonte: Seduc/URE Imperatriz
11/03/2022