28/05/2018 5:45 pm

Regional de Imperatriz recebe 3ª Edição do projeto “Ler, escrever e pensar do MP

FOTO 1

Palestra com o promotor da Infância e Juventude, Alenilton Santos, no CE Vicente Yanez Pinzon, em Governador Edison Lobão

As escolas vinculadas à Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI) estão participando da terceira edição do Projeto “Ler, Escrever e Pensar: Conscientizar para Transformar”, realizado pelo Ministério Público do Maranhão, em parceria com o Governo do Estado, no âmbito da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A última etapa do projeto encerra na próxima quarta-feira (30), com a correção das redações.

O projeto, que visa estimular a leitura e a produção textual de estudantes da Rede Pública acerca da corrupção no Brasil, foi idealizado pela promotora de justiça, Maria José Lopes Corrêa, da Comarca de João Lisboa (MA). Este ano, a obra indicada pelo Ministério Público é o livro “Ética e Vergonha da Cara”, de Mário Sérgio Cortella e Clovis de Barros Filho.

Lançamento do projeto Ler, Escrever e Pensar no município de Ribamar Fiquene

Na primeira etapa do projeto, de 19 de março ao dia 24 deste mês, foram realizadas as atividades de leitura e compreensão da obra. Aconteceram também palestras sobre Cidadania, Ética e Respeito, em todas as escolas estaduais, com o promotor da infância e juventude, Dr. Alenilton Santos.

No mês de abril, professores de Língua Portuguesa da Rede Pública Estadual participaram, na sede da Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI), de um momento de explanação sobre o livro “Ética e Vergonha da Cara”. O estudo, que resultou em diálogo e ampla reflexão filosófica, foi conduzido pelos professores Ricardo Avalone, do Centro de Ensino Graça Aranha; Rosangela Ferreira Mello (CE Caminho do Futuro) e Gerusa Carla Cabral Alves (CE Graça Aranha/CE Newton Barjonas Lobão – CAIC).

Elaboração das Redações no CE Dorgival Pinheiro de Sousa

Já no mês de maio também no auditório da UREI, foi realizada a Oficina Literária com estudantes do ‘Graça Aranha’, organizada pela professora de Língua Portuguesa, Gerusa Carla Cabral Alves, com o objetivo de orientar os alunos de forma interativa, a partir da reflexão sobre a temática.

Na última semana aconteceu a elaboração das redações (texto dissertativo) pelos estudantes do Ensino Médio, de forma simultânea, em todos os Centros de Ensino (URE de Imperatriz). As redações começaram a ser corrigidas nesta segunda-feira (28) e irão até quarta nas próprias escolas, por uma equipe composta por três professores de Língua Portuguesa, com a devida transcrição dos textos e envio dos materiais produzidos com a redação original para a Unidade Regional de Educação de Imperatriz e/ou Ministério Público do Maranhão.

Lançamento nos municípios

Estudante do CE Caminho do Futuro, durante produção da redação

O projeto também foi lançado nos municípios de Montes Altos, com a participação do CE Parsondas de Carvalho, e Ribamar Fiquene, com a comunidade do CE Henrique La Roque. As solenidades de lançamentos contaram com a presença de promotores de Justiça, entre eles Maria José Lopes Corrêa; da gestora Regional de Educação de Imperatriz, Orleane Evangelista de Santana; da diretora Regional de Educação de Imperatriz, Suelly Leal da Silva; da coordenadora Regional do projeto da UREI, professora  Ana Meires Pereira de Sousa; além de prefeitos, secretários de educação, gestores escolares, professores e alunos.

Os estudantes do Ensino Médio, autores dos três melhores textos, serão premiados com Notebook, Tablet e Smartphone, respectivamente para o 1º, 2º e 3º lugares, além de troféus e medalhas. A data da solenidade de premiação ainda será marcada.

Texto: Cida Marconcine
28/05/2018