12/02/2021 8:59 pm

Regional de Santa Inês recebe encontro de educação para fortalecer colaboração com municípios

Dando continuidade à série de encontros com gestores escolares da rede estadual e secretários municipais de educação, nesta quinta-feira (12), o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, acompanhado de equipe técnica da Secretaria de Educação (Seduc), esteve em Santa Inês para dialogar com secretários de Educação e gestores das escolas da rede pública de 12 municípios maranhenses jurisdicionadas à regional.

O encontro tem como objetivo fortalecer o trabalho em regime de colaboração entre Estado e municípios, pautado na promoção da aprendizagem e garantir mais condições para conquistar resultados expressivos e duradouros na melhoria da aprendizagem dos municípios maranhenses.

Na ocasião, o secretário Felipe Camarão destacou o papel de extrema importância de cada um, para minimizar os efeitos da pandemia do novo coronavírus na Educação. “O momento que enfrentamos é gravíssimo e, se não agirmos em conjunto, corremos o risco de aumentar ainda mais a desigualdade em nosso país, pois a educação é um dos principais vetores de transformação social e, com nossas crianças e jovens afastados da escola, a tendência é aumentar as desigualdades. Precisamos do empenho de todos, para que nenhum estudante fique para trás, para que consigamos cumprir com nosso papel de educadores”, ponderou.

Wellington Neponuceno é gestor do CE Dom Pedro II, escola da rede estadual no município de Tufilândia, e parabenizou a iniciativa. “Todos nós, gestores e dirigentes municipais de Educação, agradecemos a oportunidade que o governador Flávio Dino, através da Secretaria de Educação e do secretário Felipe Camarão, nos dá, com esclarecimentos para enfrentarmos esse momento tão difícil e complicado de lidar, que é a pandemia. Um evento dessa magnitude é importante porque ele possa nos ajudar a iniciar e enfrentar esse ano letivo de 2021”, reforçou.

“Um momento importante onde a gente debate e aborda as situações que vivemos ano passado e cria perspectivas para 2021. É extremamente essencial, porque a gente vai trocar essas experiências, discutir o que foi bom e o que pode ser melhorado, e ouvir o secretário de educação, ter esse contato direto com ele, para ouvir a proposta da Seduc sobre como temos que agir para diminuir os prejuízos de 2020 e criar uma perspectiva de aprendizado, evolução e conhecimento para 2021”, declarou Joab de Sousa, gestor do CE Profª Conceição Brenha Raposo, escola estadual localizada em São João do Caru.

Reconhecimento

Durante a reunião, o secretário Felipe Camarão entregou para o secretário municipal de Educação de Alto Alegre do Pindaré, Flávio Oliveira Viana, um certificado de reconhecimento ao município, pela exitosa atuação na Busca Ativa escolar, ação da Unicef realizada por meio do regime de colaboração entre Estado e municípios.

“A Busca Ativa veio colaborar para que chegássemos onde estamos hoje. Temos 99,5% de aprovação em nosso município, e é uma alegria muito grande. Agradeço muito a colaboração da Secretaria de  Estado da Educação, pois o regime de colaboração contribuiu muito para esse nosso êxito”, destaco