28/05/2018 4:33 pm

Regional de Timon promove rádio aulas preparatórias para o Enem

10654_whatsapp_image_2018_05_27_at_09.06.56_4792893945423624619

Estudantes participam de aulão preparatório ocorrido no último domingo (27)

Estudantes de Timon e municípios vizinhos contam, agora, com mais uma ferramenta na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Trata-se do ‘Aprova no Enem’, um trabalho fruto da parceria do Governo no Maranhão com a Prefeitura de Timon, que consiste na transmissão de rádio aulas para toda a comunidade da região.

O ‘Aprova no Enem’, que é uma das ações do projeto macro ‘Aprova Timon’, é realizado pelo Colégio Militar Tiradentes 5. As rádio aulas são transmitidas todas as sextas-feiras, das 19h às 22h, através da frequência 87.9 FM, com professores em todas as áreas de conhecimento.

“A cada sexta-feira duas disciplinas são escolhidas e, assim, vamos revezando nossa equipe de professores para que sejam trabalhados todos os conteúdos que são cobrados no Enem, incluindo as disciplinas de Artes, Sociologia, Filosofia e Redação”, declara Luciano Mourão, professor, médico infectologia e coordenador do macroprojeto ‘Aprova Timon’.

O projeto ‘Aprova no Enem’ existe desde o ano passado e os planejamentos para as transmissões começaram desde o mês de janeiro e seguem até meados do mês de novembro, quando acontecem as provas do Enem.

As rádio aulas, juntamente com a correção de redações e o acompanhamento psicológico, são as inovações que o ‘Aprova Timon’ traz em 2018, para todos os vestibulandos que estão inseridos no projeto.

“Estamos iniciando nosso projeto que é o de correções de redações para incrementar a teoria e fazer toda a diferença no produto final, para mostrar que a escola pública tem qualidade e que pode atingir resultados. Timon está aqui para mostrar que o Maranhão todo está convidado a participar com a gente desse projeto”, comenta o professor e coordenador de Redações do ‘Aprova Timon’, Erick Soares.

A partir deste mês de maio, os interessados também poderão acessar as rádio aulas pelo endereço eletrônico da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), no link http:/www.educacao.ma.gov.br/enem2018/. Durante as transmissões, os alunos podem interagir, por meio de um número de whatsapp que é fornecido.

Projeto Aprova Timon

10654_ii_5389295759540431200

Estudantes participam de aulão preparatório ocorrido no último domingo (27)

Fruto da parceria entre o Governo do Maranhão, por intermédio da Seduc e Prefeitura de Timon, o ‘Aprova Timon’ comemora a média de mais de 10 mil estudantes envolvidos em quatro anos de implantação.

O projeto tem como objetivo principal promover para estudantes da rede pública estadual e municipal de ensino, revisões semanais gratuitas para o Enem, acompanhamento psicológico, correções de redações, simulados on-line e, agora, rádio aulas do ‘Aprova no Enem’.

“Em seu primeiro ano de implantação, o projeto contemplava aproximadamente de 800 a 1000 alunos. Hoje, no quarto ano do projeto, já estamos chegando a aproximadamente 10 mil alunos envolvidos, trabalhando com as revisões mensais nas cidades de Timon, Matões e Parnarama. Além dessas, Coelho Neto, Bacabal e Caxias, também foram cidades que já participaram do projeto recebendo a nossa equipe”, destaca o professor Luciano Mourão.

Para o estudante Pablo Augusto, do 3º ano da Unidade Integrada Dr. João Lula, em Timon, o projeto é uma revolução para o município e todas as ferramentas oferecidas dão o suporte necessário para o aprofundamento dos estudos.

“As dicas de redação e o acompanhamento psicológico me darão suporte para que eu tenha tranquilidade na hora do vestibular. Esse acompanhamento abriu muito a minha mente, eu não tinha muita noção do que seria um concurso ou o Enem, e é uma coisa muito boa. Estou gostando muito”, afirma o estudante.

Já o estudante de 63 anos, Assis Carvalho, vê nos aulões e acompanhamentos da equipe do ‘Aprova Timon’, a oportunidade de se aprofundar para o Enem e enfim, realizar seu sonho de cursar Direito.

“Tenho a finalidade de passar no Enem para o curso de Direito, desejo que tenho desde criança e nunca havia colocado na minha cabeça aquela vontade necessária para concluir e agora, já depois de idoso, estou realmente estudando para que aconteça. A revisão e as rádio aulas, sem dúvida, têm me ajudado para a preparação do Enem”, disse Assis Carvalho.

O ‘Aprova Timon’ tem feito tanto sucesso que já tem atraído estudantes de outros estados. Como é o caso de Carla Marina, aluna de escola da rede privada de Teresina e que comparece semanalmente aos aulões em Timon.

“O projeto é maravilhoso e tem professores muito bons, que vão me ajudar cada vez mais. Eu me desloquei de Teresina para cá porque vi a abrangência do projeto e a cidade nos recebe muito bem, é acolhedora e as revisões são maravilhosas, nós aprendemos muito mais. Todo o suporte do projeto nos auxilia para que façamos uma excelente prova, com certeza já melhorei bastante graças ao ‘Aprova Timon’ e as rádio aulas também”, declarou a estudante.

Texto: Letícia Pinheiro
28/05/2018