5/06/2024 4:21 pm

Resultados finais do SEAMA 2023 já estão disponíveis

Secretários municipais de Educação, gestores escolares e educadores do Maranhão já podem ter acesso aos resultados finais da quarta edição da avaliação somativa do Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (SEAMA), divulgados, nesta terça-feira (04), na Plataforma de Avaliação e Monitoramento da Educação Básica do Maranhão. Para conferir o resultado, acesse: avaliacaoemonitoramentomaranhao.caeddigital.net/#!/minhapagina.

Na última avaliação, realizada em dezembro de 2023, participaram as 217 redes municipais de ensino. Foram avaliados 293.219 estudantes, distribuídos em 2.157 escolas de 2º ano, 2.474 escolas de 5º ano e 2.299 escolas de 9º ano do Ensino Fundamental, além de 712 escolas de 3ª série do Ensino Médio. A avaliação compreende um conjunto de instrumentos que produzem e disseminam evidências, estatísticas, avaliações e estudos sobre a qualidade da educação básica nas redes públicas estadual e municipais.

“Estamos felizes porque os resultados indicam melhoria no desempenho educacional dos estudantes, especialmente no 2º ano do Ensino Fundamental. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Estado do Maranhão subiu 14 posições no percentual de estudantes alfabetizados na idade certa, em comparação com as demais unidades da federação. Também observamos crescimento nas demais etapas avaliadas, comparando os dados atuais com os das últimas avaliações. Tais resultados só foram possíveis de serem alcançados graças ao regime de colaboração entre governo e municípios, firmado por meio do Pacto pela Aprendizagem”, destacou o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

As avaliações do SEAMA fornecem subsídios para o acompanhamento e monitoramento da política educacional vigente, bem como para a política de incentivo à melhoria da qualidade educacional e à redução das desigualdades de aprendizagem dos estudantes maranhenses.

“No contexto educacional, os dados gerados pelo SEAMA são essenciais para subsidiar os profissionais da educação na tomada de decisões e ajudam a definir estratégias de recuperação, recomposição, avanço ou aprofundamento das aprendizagens dos alunos, visando ao desenvolvimento pleno das competências e habilidades previstas para cada etapa escolar avaliada”, ressaltou o Superintendente de Informação e Avaliação do Desempenho Educacional da Seduc, Pedro de Alcantara Lima Filho.

04/06/2024