7/12/2016 7:49 pm

Retrospectiva: Governo fortalece participação e prepara estudantes da rede pública para o Enem

=UTF-8bQXVsw6NvIGRvIEVuZW0gZm90byBHaWxzb24gVGVpeGVpcmFfNy5KUEc==Melhorar o desempenho dos estudantes da Rede Estadual de Ensino no Exame do Ensino Médio (Enem) é um dos compromissos do Governo do Maranhão, que em 2016, intensificou ações como a organização do quadro docente, estímulo aos preparatórios para os alunos em todas as escolas e Unidades Regionais de Educação (UREs) e promoção dos ‘Aulões do Enem’, que, neste ano, contou com mais de 20 mil participantes de 65 municípios maranhenses.
Sobre as políticas desenvolvidas pelo Governo do Estado para universalizar o acesso ao ensino superior, o governador destaca que investimentos continuarão a ser feitos. “O governo tem uma política de estímulo, incentivo e valorização, porque nós acreditamos que sem conhecimento não existe desenvolvimento. E é por isso que nós temos feito esse esforço grande para que o nosso estado consiga melhorar vários indicadores socioeconômicos, inclusive os indicadores ligados ao acesso ao ensino superior e à pós-graduação e pesquisa”, destaca o governador.
 =UTF-8bQXVsw6NvIGRvIEVuZW0gZm90byBHaWxzb24gVGVpeGVpcmFfOS5KUEc==O Governo, por meio das Secretarias de Estado da Educação (Seduc), da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Juventude (Seejuv) também investiu em ações no sentido de garantir, nas escolas, o suporte necessário com a disponibilização dos laboratórios de informática para que os alunos pudessem fazer as inscrições, elevando o número de inscritos no exame.

Este ano, 327.800 estudantes da Rede Estadual de Ensino, incluindo os que já concluíram o Ensino Médio em anos anteriores, se inscreveram no Enem. O aumento no número de estudantes inscritos é de 7,2% em relação ao ano passado, quando 304.327 alunos da rede se inscreveram.

Outro desafio do Governo do Maranhão é garantir que a participação dos alunos da rede seja qualitativa. Para isso, também, com orientação da Seduc e das 19 UREs, as escolas fizeram um trabalho voltado para o reforço do preparatório para o exame. Entre as ações, a realização dos ‘Aulões do Enem’; aplicação de simulados integrados entre duas ou mais escolas, por área de conhecimento, trabalhando as matrizes curriculares do Enem; e estímulo ao uso das plataformas do Governo Federal, conhecido como ‘A hora do Enem’, na qual as escolas disponibilizaram os laboratórios de informática para que os alunos realizassem os provões. Além disso, várias escolas têm projetos exclusivos.
=UTF-8bQXVsw6NvIGRvIEVuZW0gZm90byBHaWxzb24gVGVpeGVpcmFfNC5KUEc==O Centro de Ensino Fernando Perdigão, em São Luís, é uma das escolas da rede, cujos gestores e professores realizaram atividades focadas em melhorar o resultado no Enem, e, acima de tudo, colaborar para o desempenho pessoal de cada aluno, que sonha em cursar uma faculdade. “O Enem é uma grande oportunidade para que eu possa alcançar os meus objetivos no futuro, entre eles fazer faculdade de Gastronomia. O Enem é a única porta que eu vejo para realizar este sonho”, destacou estudante Amanda Santos, de 17 anos.
“Este é acima de tudo um trabalho de motivação, mostrando aos alunos que eles podem competir. Eles precisam entender que a oferta de vagas no Enem para alunos de escolas públicas é significativa, e eles precisam aproveitar a oportunidade”, disse Sander Garcia, gestor geral do Fernando Perdigão.

Premiação

Para estimular o desenvolvimento da gestão eficaz na escola, tendo como foco o compromisso com o ensino, com a aprendizagem e com os resultados das avaliações externas e indicadores de qualidade, em novembro, o governador Flávio Dino e o secretário de Educação, Felipe Camarão, premiaram dez escolas públicas do Maranhão com os melhores resultados obtidos no Enem 2015. Cada escola recebeu R$ 10 mil, um notebook e uma placa em reconhecimento ao bom desempenho no exame e também as que tiveram o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Foram premiados: Colégio Militar da Polícia Militar do Maranhão (São Luís), Colégio Militar 2 de Julho (São Luís), CE Liceu Maranhense (São Luís), Colégio Militar Tiradentes II (Imperatriz), Colégio Militar Tiradentes (Bacabal), CE Thales Ribeiro Goncalves – Sede         (Caxias), CE Luzia Aires Maranhão (Carolina), CE Nascimento de Moraes (Imperatriz), CE Graça Aranha(Imperatriz) e CE Manoel Beckman (São Luís).

Para o secretário Felipe Camarão, o momento de premiação pelo bom desempenho nas avaliações educacionais significa o reconhecimento ao esforço de cada um de dos alunos, alunas, professores, professoras e gestores das escolas que obtiveram esses resultados. “Significa também estimular para que isso continue sempre a acontecer. Para que quem ganhou continue com esse desempenho e quem não ganhou utilize esse fato como exemplo”, enfatizou.

Aulões do Enem

Mais de 20 mil participantes, 65 municípios atingidos e 72,2 mil apostilas distribuídas. Estes são os números do Aulão do Enem em 2016, quando o programa foi ampliado pelo Governo do Maranhão. Em 2015, 16 mil pessoas participaram do preparatório. Desse total, 300 foram aprovadas em instituições de ensino superior.

“Eu me sinto muito feliz, sobretudo com nossa equipe que têm se dedicado fortemente não só neste, mas também nos demais programas da Secti. Nossa expectativa é que na edição do próximo ano iremos introduzir alguma novidade em relação ao conteúdo e vamos melhorar cada vez mais e atingir um maior número de estudantes e de municípios”, declarou Jhonatan Almada.

Um dos diferencias do Aulão deste ano foi a realização de megarrevisões especiais em Imperatriz, um dia para cada área do conhecimento, além da qualidade das apostilhas distribuídas. Em São Luís, quase 12 mil pessoas participaram das edições dos Aulões deste ano, a capital também teve um dia para cada área de conhecimento, a exemplo do ano anterior.

“Nós entendemos que a mobilização dos jovens vai além da participação nos Aulões do Enem. Esta iniciativa faz parte do conjunto de políticas públicas desenvolvidas pelo Governo do Estado para ampliação dos direitos, que passa pela oferta de educação de qualidade para os maranhenses”, afirma Tatiana Pereira secretária de Estado da Juventude.
Fonte: Seduc/Secti
Fotos/GilsonTeixeira  

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI