13/11/2019 5:27 pm

Reunião de deliberação entre Seduc e Ministério Público garante oferta de Ensino Médio em comunidade da zona rural de São Luís

Reunião entre Seduc e Ministério Público garante oferta de Ensino Médio em comunidade da zona rural de São Luís

Em atendimento à solicitação do Ministério Público do Maranhão, o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, esteve reunido nessa quarta-feira (13) com o promotor de Justiça da 1ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa da Educação, Paulo Avelar, para tratar de melhorias e avanços para a educação do Maranhão.

Na pauta, as principais demandas giraram em torno da implantação do Ensino Médio na comunidade do Rio Grande, que fica localizada próximo ao bairro do Quebra Pote, na zona rural de São Luís, além de solicitações referentes a melhorias de infraestrutura de prédios escolares e oferta de cursos profissionalizantes em outras escolas da capital maranhense.

“Reunião importante e produtiva com o Dr. Paulo Avelar, onde fizemos encaminhamento importante de implantação do Ensino Médio na comunidade do Rio Grande, em São Luís, além de outras medidas com relação a obras de quadras, revitalizações de escolas e, ainda, ações atinentes à aprendizagem dos estudantes, com a revitalização de cursos em escolas importantes da nossa região. Medidas essas que serão implementadas já em 2020 e que são fruto dessa parceria e do constante diálogo que temos com o Ministério Público para a educação do nosso estado”, afirmou o secretário Felipe Camarão.

Atualmente cerca de 1800 famílias moram na comunidade do Rio Grande e a falta de um prédio próprio para oferta do Ensino Médio dificulta muito para que os jovens possam dar continuidade aos estudos e, por conta disso, os moradores entraram com o pedido de construção de uma escola na localidade.

Durante a reunião o secretário Felipe Camarão afirmou que já existe estudo e projeto elaborado para a construção da unidade escolar, porém, como tal medida necessita de processo de licitação e outras tratativas que incidem na demora do atendimento do pleito, de imediato mediará, junto à Secretaria Municipal de Educação de São Luís (Semed), Termo de Colaboração para que seja utilizado o prédio escolar do município no período contrário ao utilizado pelos estudantes do Ensino Fundamental, e assim disponibilizado aos estudantes secundaristas já a partir do próximo ano.

Felipe Camarão afirma que mediará Termo de Colaboração com a Prefeitura Municipal de São Luís

A reunião de deliberação contou com a presença da presidente da Associação de Moradores do Rio Grande, Antônia Pereira do Nascimento, que avaliou a medida como proveitosa e de suma importante para atendimento imediato da comunidade.

“Para mim foi muito importante e de muito proveito, agora foi tudo esclarecido, eu fiquei muito satisfeita e tenho fé em Deus que vai dar tudo certo. Já deu tudo certo. As aulas lá já vão começar em 2020, e vai ser muito importante, porque vai atender pelo menos a metade da nossa comunidade. Já é um grande avanço para a comunidade que está carente mesmo. Estou muito satisfeita”, disse a presidente.

Para o morador do Rio Grande, João Batista Rodrigues Teixeira, essa medida se torna ainda mais relevante pois, segundo ele, não chega para beneficiar apenas os moradores dessa comunidade, mas também todos das comunidades do entorno, como: Pedra do Assentamento, Matinha do Rio Grande, conjunto Amendoeira I, II e III, conjunto Santo Antônio e o conjunto Morada do Sol, totalizando mais de 5000 famílias beneficiadas.

“Agradeço a Deus, ao secretário e ao promotor por essa reunião. Chegar a esse acordo de funcionar a escola de Ensino Médio em parceria com a prefeitura, vai ser bom demais. Agradeço porque essa é uma luta de muito tempo e chegamos em um ponto que vai ajudar bastante. É bom para aquele jovem que tem muita dificuldade de vir pra cidade [São Luís], continuar seus estudos. Às vezes é obrigado o pai mandar o aluno ‘pra’ casa de parentes, amigos, aqui dentro da capital e chegando essa escola lá, vai ajudar muito”, comemorou João Batista.

Ainda durante a reunião Felipe Camarão, em conjunto com o promotor Paulo Avelar, trataram de outras demandas pertinentes à educação estadual como: revitalizações de prédios escolares, oferta de ensino profissionalizante com atendimento à comunidade em geral e reformas de quadra poliesportiva.

“É sempre uma rotina que o Ministério Público, através da Promotoria de Defesa da Educação, tem mantido esse entendimento de diálogo [com a Seduc], com relação às escolas, com relação à educação de uma maneira geral. Hoje ela foi focada mais na questão da infraestrutura das escolas, quadras poliesportivas, algumas carências, e o resultado é que os encaminhamentos, em parte, são satisfatórios e aquilo que ainda vai ser elaborado, entrou no planejamento para que a gente possa atender às comunidades. Eu vejo como muito proveitosa e sempre que a gente faz esse tipo de trabalho, em parceria, quem ganha é a comunidade”, concluiu o promotor de justiça.

Texto: Letícia Pinheiro
Fotos: Lauro Vasconcelos